in

Usuários do Windows 10 estão mudando para o macOS e Linux

O macOS da Apple é rico em recursos e existem algumas distribuições Linux bastante incríveis por aí.

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo NetMarketShare, o Windows 10 perdeu alguns de seus usuários leais para o macOS e as distribuições Linux.

Usuários do Windows 10 estão mudando para o macOS e Linux

Continuando o legado, o sistema operacional Windows 10 da Microsoft monopolizou o mercado desde o seu lançamento em 2015. Recentemente, alcançou o marco de 1 bilhão de dispositivos ativos.

Por falar em números, a participação no mercado de desktops para Windows (todas as versões) caiu 2% entre março de 2020 e abril de 2020.

Usuários do Windows 10 estão mudando para o macOS e Linux
Imagem: Reprodução | Fossbytes.

Esse vazio foi preenchido pelo macOS da Apple, que teve um aumento de 0,8% na participação de mercado durante o mesmo período. No entanto, o que é surpreendente é que a participação no mercado de desktop das distribuições Linux aumentou 1,5%, quase o dobro da do macOS.

Usuários do Windows 10 estão mudando para o macOS e Linux
Imagem: Reprodução | Fossbytes.

Além disso, se compararmos os dados de abril de 2019 (participação de mercado do Windows: 88,22%) e de abril de 2020 (participação de mercado do Windows: 86,92%), haverá uma queda de 1,3% nos últimos doze meses.

Ainda assim, o sistema operacional da Microsoft encontra um lar em mais de 88% de todos os desktops e laptops. Enquanto isso, falando no Windows 10, sua participação de mercado individual caiu de 57,34% em março para 56,03% em abril de 2020.

Por que o Windows está perdendo sua popularidade?

Um motivo pode ser atualizações de software com erros. Já faz muito tempo que os usuários do Windows 10 instalam uma atualização sem encontrar algum erro grave ou sacrificar seu sistema.

Enquanto a Microsoft está fazendo esforços sinceros para testar o Windows 10 2004, resta saber se isso poderia impedir que mais pessoas abandonassem o navio nos próximos meses.

Fora isso, pode ser simplesmente o caso dos usuários testarem algo novo. O macOS da Apple é bastante rico em recursos e existem algumas distribuições Linux bastante incríveis por aí.

Fonte: Fossbytes

Leia mais:

11 melhores distribuições Linux para 2020