Valve anuncia Steam Deck como SteamOS portátil

Talvez a maior informação resultante disso seja que, de acordo com Edmundson, a Valve enviou mais de um milhão de dispositivos. Por volta das 29:45 no vídeo acima, em resposta a uma pergunta sobre ele, Edmundson disse: “Eles ultrapassaram um milhão e ainda estão processando pedidos pendentes”. A Valve ainda não divulgou nenhum número em público sobre isso e Edmundson não estava falando pela Valve, mas ainda assim, a resposta foi bastante firme e clara.

Após meses de rumores sobre o novo hardware de jogos da Valve, eles anunciaram o Steam Deck como um novo dispositivo de jogos para PC portátil. O novo recurso vai custar a partir de US$ 399. O Steam Deck é um PC portátil completo com um AMD SoC personalizado e, é claro, executando o SteamOS. O Steam Deck é focado, então, para rodar o Steam, mas também é anunciado como um “PC aberto” que pode rodar outro software também. Portanto, a Valve anuncia o novo Steam Deck com um sistema SteamOS portátil baseado em Linux.

Valve anuncia Steam Deck como SteamOS portátil

Steam Deck tem preço inicial de $ 399 USD. No entanto, também é possível achar modelos com outros valores de $ 529 e $ 649 que são mais opções para maior armazenamento. As reservas começam hoje, enquanto o Steam Deck deve ser lançado em dezembro.

Valve anuncia Steam Deck como SteamOS portátil

Valve anuncia Steam Deck como SteamOS portátil

Steam Deck é alimentado por um APU AMD e tem uma tela sensível ao toque de 7 polegadas, controles de tamanho normal e SteamOS rodando. Com o próximo SteamOS 3.0, curiosamente ele é baseado no Arch Linux (ao invés do Debian) e ao sair do Steam executa o desktop KDE Plasma.

O Steam Deck traz os jogos e recursos do Steam que você adora em um formato poderoso e conveniente que você pode levar aonde quer que vá.

E o Linux?

Achamos que o Steam Deck oferece às pessoas outra maneira de jogar os jogos que amam em um dispositivo de alto desempenho a um ótimo preço, disse o fundador da Valve, Gabe Newell. Como jogador, este é um produto que sempre quis. E como desenvolvedor de jogos, é o dispositivo móvel que sempre quis para nossos parceiros.

Como é baseado no Linux, agora sabemos um grande motivo pelo qual a Valve tem investido em jogos Linux com nomes como Steam Play Proton. Ele reproduzirá seus títulos nativos do Linux, com suporte impulsionado pelo Proton. Além disso, a Valve disse que “estamos melhorando muito a compatibilidade de jogos da Proton e o suporte para soluções anti-cheat, trabalhando diretamente com os fornecedores”. Isso é incrível, já que o anti-cheat era a grande peça que faltava. Em seu FAQ, eles deixam claro que estão trabalhando diretamente com BattlEye e EAC para obter suporte para o Proton.

O novo SteamOS foi otimizado para jogos portáteis e touchscreen, mas também terá um modo de desktop para quem quiser. O SteamOS 3.0 também está sendo baseado no Arch Linux, com o modo desktop sendo desenvolvido pelo KDE Plasma.

Também sabemos por que a Valve tem investido pesadamente em drivers de GPU AMD para Linux agora. É um APU personalizado que eles fizeram parceria com a AMD para Zen 2 + RDNA 2.

Especificações rápidas:

  • APU poderoso e personalizado desenvolvido com AMD
  • Otimizado para jogos portáteis
  • Controles de tamanho normal
  • 7 “touchscreen
  • Pronto para WiFi e Bluetooth
  • Porta USB-C para acessórios
  • Slot microSD para expansão de armazenamento
  • 3 opções de armazenamento diferentes disponíveis

O Steam Deck também terá um dock, muito parecido com o do Nintendo Switch, com mais portas para jogar, como USB, rede com fio e habilitação de monitores externos. Mais informações técnicas podem ser vistas aqui.

Mais detalhes sobre este handheld em SteamDeck.com.

Com informações de GamingonLinux