in

Valve lança Xrdesktop 0.14 com suporte ao OpenXR

A Valve acaba de anunciar a chegada do Xrdesktop 0.14. O projeto da gigante de jogos permite que ambientes gráficos como o GNOME e o KDE trabalhem em VR, com um o suporte a desktops Linux para fones de ouvido VR. O Xrdesktop chega logo depois do lançamento do OpenXR 1.0 pela Collabora. Na verdade, o projeto é patrocinado pela Valve e desenvolvido pela Collabora com muitos recursos e melhorias.

É um projeto de código aberto que permite que os gerenciadores de janelas X11 tradicionais interajam melhor dentro de um espaço de realidade virtual para apresentação nos fones de ouvido em VR. O Xrdesktop permite que os desktops tradicionais do Linux, como o GNOME e o KDE, trabalhem em um headset VR.

Valve lança Xrdesktop 0.14 com suporte ao OpenXR

Com o lançamento atual do Xrdesktop 0.14, o OpenXR agora é suportado, para que o Xrdesktop possa ser executado em qualquer tempo de execução do XR, fornecendo a API do OpenXR. Por sua vez, isso permite ao Xrdesktop agora trabalhar com a implementação de código aberto do Monado. O Monado é uma plataforma XR de código aberto gratuita.

Valve lança Xrdesktop 0.14 com suporte ao OpenXR

Além de suportar a API OpenXR da Khronos, o back-end do OpenVR é atualizado em relação à v1.11, suporte para a versão mais recente do SteamVR, uma nova interface de usuário de configurações, o modo de cena está trabalhando onde seu renderizador Vulkan interno é usado, aprimorando o pacote para diferentes Distribuições Linux e outras melhorias.

Mais detalhes sobre o Xrdesktop 0.14 através do anúncio de lançamento.

O que é exatamente o Monado?

O Monado é um recurso de execução XR de código aberto, que oferece experiências imersivas, como VR e AR, no celular, PC/desktop e qualquer outro dispositivo. O Monado pretende ser uma implementação completa e em conformidade da API OpenXR feita pela Khronos. O projeto atualmente está sendo desenvolvido para o GNU/Linux e visa dar suporte a outros sistemas operacionais em um futuro próximo. “Monado” não tem significado específico e é apenas um nome.

Uma breve atualização de status no Monado foi publicada no blog Collabora junto com o vídeo abaixo, mostrando o Monado em conjunto com a sessão OpenXR VR do Blender.

Sobre o OpenXR

O OpenXR é o padrão do setor. Assim, foi projetado para lidar com a fragmentação e promover uma melhor interoperabilidade no espaço AR/VR. Isso é feito em diferentes fones de ouvido, estruturas de software e outras interfaces. O OpenXR 1.0 visa oferecer uma interface unificada para acesso de alto desempenho a dispositivos de RV e AR.

Mais detalhes e as especificações oficiais do OpenXR 1.0 estão disponíveis em Khronos.org.