SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Vantagens de usar o Linux ao invés do Windows

O Windows tem áreas onde é mais forte do que Linux, mas, em alguns casos, o Linux é definitivamente a opção muito superior.

Apesar de o Windows ser imensamente mais popular que o Linux, isso não necessariamente o torna “melhor” – pelo menos não em todos os sentidos. Existem alguns pontos onde o Linux é realmente muito melhor do que o Windows, e tem uma vantagem significativa sobre ele.

Vantagens de usar Linux ao invés do Windows

Em particular, as vantagens de optar por usar o Linux em oposição ao Windows são:

Custo

Como você provavelmente sabe que precisa comprar uma cópia original do Windows ou uma licença para instalá-lo, e isso pode ser caro. Por outro lado, o Linux é de código aberto, é completamente gratuito e, para algumas versões (exemplo, o Ubuntu), você pode até ter uma cópia enviada para você por uma pequena taxa para cobrir o frete. Pois é, essa opção ainda existe, mas não gratuita como no começo. Há também versões empresariais onde a empresa paga pelo suporte, mas isso fica para uma outra postagem, no momento vamos focar no usuários final.

Personalização completa

Embora o Windows permita alguma personalização, muitas vezes é difícil e abrange apenas certas áreas. Com o Linux, qualquer coisa e tudo pode ser personalizado, incluindo a área de trabalho, janelas, configurações de rede e assim por diante.

Diversas distribuições

É importante notar que existem várias distribuições de Linux, cada uma das quais atende a um conjunto diferente de necessidades. Dependendo das suas necessidades e da forma como pretende utilizar o seu computador, pode escolher um que melhor se adapte e se beneficiar da sua natureza especializada.

Segurança

Ao contrário do Windows, o Linux tende a ser menos vulnerável aos vírus. Em parte isso é devido ao fato de que é menos popular e, portanto, não atrai a atenção que o Windows traz. No entanto, além disso, o Linux é mais seguro no seu núcleo, por ser de código aberto quando há uma ameaça ou vulnerabilidade, sua comunidade pode responder e corrigi-lo quase que imediatamente. Na maioria dos casos, nem sequer é necessário usar um antivírus no Linux e atualmente é recomendado, somente quando aplicações para Windows sendo executadas no Wine.

Requisitos de hardware

As versões mais recentes do Windows geralmente possuem altos requisitos de hardware, e máquinas mais antigas não vão conseguir executar o sistema de forma satisfatória. Em comparação, o Linux tem requisitos muito mais baixos e pode executar em máquinas mais antigas com poucos recursos. Algumas distribuições de Linux podem ter requisitos ligeiramente mais altos, mas mesmo assim se comparando, estão londe do que o Windows precisa.

Conclusão

Você pode notar que a natureza de código aberto do Linux está por trás de muitas de suas vantagens, e isso é algo que o Windows não oferece. Não se iluda, o Windows tem áreas onde é mais forte do que Linux, mas, em alguns casos, o Linux é definitivamente uma opção muito superior. Pelo menos você deve estar ciente dos motivos pelos quais você pode querer experimentar o Linux ou até mesmo usá-lo como seu sistema operacional primário.

Para ficar por dentro de todos os lançamentos do SempreUpdate, siga nosso grupo no Telegram.

Fonte NoobsLab
Comentários