in

Vaza suposto código-fonte do Windows XP

Arquivo agora está disponível para download.

Vaza suposto código-fonte do Windows XP

Usuários do 4chan garantem que o código-fonte do Windows XP foi vazado. Tão logo a notícia se espalhou, um usuário do Reddit carregou o código em um arquivo torrent. Daí em diante, ninguém mais conseguiu parar a sangria. Até que o referido código chegasse às mãos de pesquisadores que passaram a investigar melhor o caso.

Para desespero da Microsoft (ou não) os pesquisadores Greg Linares e @RoninDey acreditam que o código vazado seja real. O arquivo torrent contém mais de 42 GB. No entanto, segundo os pesquisadores, não é que o código ocupe isso. Na verdade, é bem pior: o arquivo contém outros programas vazados como Xbox, Windows CE, Windows NT 4, NT 3.5 etc.

código do Windows XP em si ocupa 2,36 GB no arquivo compactado t5src.7z, que foi carregado de forma independente para o MEGA. Outras pastas, como a do Xbox, são duas vezes maiores, enquanto o código-fonte do Windows CE 5, por exemplo, não ultrapassa alguns megabytes.

Vaza suposto código-fonte do Windows XP e a comunidade faz a festa. Contudo, muito cuidado.

Vaza suposto código-fonte do Windows XP

Em comunidades de desenvolvedores como a Hacker News, a notícia foi celebrada, argumentando que o código poderá ser inspecionado para encontrar vulnerabilidades e entender melhor o Windows. Eles já estão criando derivados do sistema da Microsoft. 

No entanto, há más notícias para a segurança. É um sistema operacional que, infelizmente, ainda está sendo usado em alguns centros públicos, como hospitais, ou em caixas eletrônicos. Em todo o planeta, estima-se que ainda possui 1,26% de participação de mercado, o que representa aproximadamente 25 milhões de usuários.

Por outro lado, o problema é que no Windows 10 ainda há muito código de versões antigas e, segundo o pesquisador Greg Linares, esse vazamento terá um efeito direto na segurança das plataformas atuais, embora ainda seja difícil dizer quanto. O maior impedimento para o uso malicioso é visto no tempo que levará para analisar tantos códigos – dias para qualquer descoberta. No entanto, isso pode não impedir a ação de desenvolvedores de malware.

Tudo o que vier à tona, já que o Windows XP não tem suporte em nenhuma de suas versões, pode danificar seriamente a plataforma e seus usuários. Por todos esses motivos, quando a Free Software Foundation propôs à Microsoft a liberação do código-fonte para o Windows 7, a atitude foi vista como uma loucura. Por ser uma versão ainda mais próxima do Windows 10, os problemas de segurança e propriedade intelectual podem ser ainda maiores.

Este não seria o primeiro vazamento relacionado à Microsoft, como vemos na matéria abaixo:

Vaza código fonte do Windows, Microsoft Office e Azure!

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.