Vaza suposto teste de benchmark do chip inédito M2 Max da Apple

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura
Imagem: Reprodução | 9to5Mac

Muitos rumores surgem há algum tempo, envolvendo a próxima geração de Macs, que deve ser lançada em 2023. Enquanto a Apple ainda não anunciou oficialmente os novos chips, um suposto teste de benchmark do inédito chip M2 Max apareceu na web com detalhes sobre o desempenho do chip que deve equipar os novos Macs.

O novo chip M2 Max da Apple

https://twitter.com/VNchocoTaco/status/1597882566258098176

Conforme observado por ShrimpApplePro (Via: 9to5Mac) no Twitter, um resultado de teste do Geekbench 5 (uma plataforma usada para medir o desempenho da CPU) foi publicado a partir de um dispositivo identificado como “Mac14.6”. Curiosamente, o Geekbench 5 mostra que este dispositivo possui uma CPU Apple M2 Max, que não existe oficialmente.

De acordo com a plataforma, o chip M2 Max usado no teste de benchmark possui uma CPU de 12 núcleos com 3,54 GHz e 96 GB de RAM. Ele marcou 1853 em single core e 13855 em multi-core. Para comparação, o chip M1 Max que alimenta o MacBook Pro e o Mac Studio básico tem 10 núcleos com 3,2 GHz e pontua 1746 em single-core e 12154 em multi-core.

Pouca atualização

Com base nesses testes, o chip M2 Max é apenas cerca de 14% mais rápido que o chip M1 Max. Considerando que os resultados são de uma máquina real, não está claro se o Geekbench 5 falhou em medir o desempenho total da nova CPU ou se o M2 Max de fato não será uma grande atualização em comparação com o M1 Max, o que não parece improvável.

Por exemplo, o chip básico M2, que foi lançado no início deste ano com o novo MacBook Air, é apenas 11% mais rápido que o M1 em single-core e 19% mais rápido em multi-core. Isso porque a Apple manteve a mesma arquitetura de 5 nanômetros no novo chip e focou na eficiência de energia ao invés de ganhos de desempenho.

Como a TSMC, ainda não entregou chips de 3 nanômetros de última geração , então não seria uma surpresa se o novo M2 Max também fosse baseado na atual arquitetura de 5 nanômetros.

Novos Macs M2 devem chegar em 2023

Há rumores de que a Apple apresentará vários novos Macs em 2023. Isso inclui os novos MacBook Pro de 14 e 16 polegadas, Mac Studio e o tão esperado Mac Pro da Apple.

No que diz respeito ao chip M2 Max, é mais provável que alimente as versões topo de linha do novo MacBook Pro e o modelo básico do Mac Studio, que também deve ter uma versão ainda mais poderosa com o chip M2 Ultra.

A Apple também tem um novo Mac mini em desenvolvimento, que terá versões com os chips M2 e M2 Pro.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.