Notícias

05/11/2021 às 14:06

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Vazamento confirma especificações do Snapdragon 898

O novo chip da Qualcomm é fabricado com tecnologia de 4 nm

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Há alguns meses temos acompanhado rumores e vazamentos sobre o próximo carro-chefe Qualcomm, o Snapdragon 898. Agora, uma imagem vazada revela as especificações do Snapdragon 898.

Alguns relatórios anteriores sugeriram que o SoC se chamaria Snapdragon 895, mas o consenso neste ponto é que o nome provavelmente será Snapdragon 898. Uma vez definido o nome do próximo carro-chefe da empresa, o número do modelo da plataforma foi revelado, SM8450.

Relatórios de especialistas da indústria afirmam que o chip será baseado na nova arquitetura Armv9 da Arm com um núcleo Arm Cortex-X2 primário capaz de atingir velocidades de clock de cerca de 3,09 GHz.

Além desses relatórios, alguns outros surgiram nesses últimos meses. No entanto, o vazamento mais concreto até agora é o último, que vem na forma de uma imagem. É um telefone misterioso, aparentemente executando o mais recente chipset Snapdragon 898.

A imagem vazada (abaixo) traz na tela do dispositivo, as informações do hardware correspondem a tudo o que sabemos até agora. Informações que parecem ser, realmente precisas.

vazamento-confirma-especificacoes-do-snapdragon-898
Imagem: Weibo

Especificações do Snapdragon 898 da Qualcomm

O número do modelo SM8450 pode ser visto claramente na imagem vazada. Então, estamos realmente falando das especificações do Snapdragon 898. Embora o nome do SoC esteja borrado, na imagem, ainda dá para identificá0lo, pelo número do modelo.

Para essa atualização do carro-chefe da Qualcomm, estamos falando de 8 núcleos e 3 clusters. O cluster principal consiste em um núcleo rodando a 3.00 Ghz, que o Phone Arena aponta que é, provavelmente, o Cortex X-2.

Como o chipset é uma substituição ao Snapdragon 888 deste ano, claramente esperamos muitas atualizações. Existem três núcleos médios baseados em Cortex-A710 com clock de 2,5 GHz e quatro núcleos de eficiência, provavelmente Cortex-A510, com clock de 1,79 GHz.

Além disso, A GPU também é mostrada na imagem e, estamos falando do Adreno 730. Infelizmente, a imagem não revela informações sobre o desempenho esperado do novo chip, embora Arm diga que o novo núcleo X2 é 16% mais rápido do que o X1 encontrado no Snapdragon 888.

O novo Snapdragon 898 também se beneficiará de uma pegada muito menor, isso porque é fabricado com tecnologia 4 nm, o que deve ajudar na eficiência do novo chip.

Os primeiros dispositivos embalando o Snapdragon 898 da Qualcomm devem chegar ainda este ano, sendo a Xiaomi, provavelmente, a primeira empresa a embalá-lo, de acordo com os rumores, na forma do Xiaomi 12, com lançamento previsto para dezembro.

Via: PhoneArena

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×