in

Veja o progresso em torno do Haiku OS

A versão beta foi lançada no ano passado após 6 anos.

Veja o progresso em torno do Haiku OS

Com a tão esperada beta do Haiku R1 tendo sido lançada no final do ano passado e outros recursos/suporte modernos sendo eliminados ou acrescentados, os desenvolvedores por trás desse sistema operacional de código aberto inspirado no BeOS começaram a investigar o desempenho do SO e fazer as otimizações de desempenho necessárias. Então, aqui veja o progresso em torno do Haiku OS.

Como progresso em torno do Haiku OS, temos correções de erros e fim de instabilidades

Veja o progresso em torno do Haiku OS

Muitas instabilidades gerais e outras falhas do kernel foram resolvidas. Então, agora os desenvolvedores começaram a trabalhar para lidar com a velocidade de vários componentes internos. Além disso, fazem otimizações onde for relevante.

  • Alguns de seus trabalhos recentes tiveram uma melhor velocidade de alocação de memória;
  • desempenho de gravação em disco;
  • travamento mais granular;
  • e evitar interação com o kernel, sempre que possível.

Agora que o Haiku entrou na fase beta, e após o trabalho do último ano corrigindo a maioria das falhas conhecidas do kernel e outras instabilidades gerais, já é hora de começarmos a prestar mais atenção ao desempenho de todo o sistema.

Apesar de como o Haiku parece “mal-humorado”, a maioria de seus componentes internos não são muito bem otimizados. Isso é exibido ao executar operações de qualquer intensidade real (disco, memória ou CPU). Embora o planejador de novos encadeamentos, alguns anos atrás, tenha removido alguns dos gargalos relacionados ao encadeamento, na prática isso apenas transferiu a carga para outros afunilamentos.

Então, vamos dar uma visão geral das alterações deste último mês (e de alguns meses anteriores), para ver como se otimiza um sistema operacional, diz o anúncio.

Os interessados ??no recente trabalho de otimização de desempenho do Haiku neste verão podem ler muito mais sobre esses esforços no blog oficial do Haiku.

Veja o progresso em torno do Haiku OS

Via Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Linux 5.3-rc3 vem como uma versão calma

Linux 5.3-rc3 vem como uma versão calma

GNOME tem melhorias para touchpad e em tablets

GNOME tem melhorias para touchpad e em tablets