Versão final do Winamp 5.9 lançada com muitas novidades

A nova versão saiu cheia de novidades depois de 4 anos em desenvolvimento.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O Winamp 5.9 Final foi lançado após quatro anos de desenvolvimento e possui várias melhorias, incluindo suporte ao Windows 11, reprodução de fluxos HTTPS:// e várias correções de bugs. Portanto, a versão final do Winamp 5.9 lançada com muitas novidades.

Antes que o streaming de música online se tornasse importante, as pessoas copiavam faixas de músicas de CDs e as reproduziam em um computador ou em players de mídia MP3 portáteis.

Um dos players de MP3 mais populares foi o Winamp, principalmente devido às visualizações animadas e skins que os usuários podiam usar no media player. Como resultado, o Winamp alcançou um grande número de seguidores, com muitos usuários exaltando como “realmente deu uma surra na Lhama” (sim, esse é o seu slogan).

O Winamp cessou o desenvolvimento após o lançamento da versão 5.666 em 2013. No entanto, em outubro de 2018, o Winamp 5.8 vazou online, com os desenvolvedores anunciando que continuariam desenvolvendo o media player.

Lançamento do Winamp 5.9 final

Agora, o Winamp 5.9 Final Build 9999 foi lançado após quatro anos de desenvolvimento desde que a versão 5.8 vazou online.

“Este é o ápice de 4 anos de trabalho desde o lançamento do 5.8. Duas equipes de desenvolvimento e um período de hiato induzido pela pandemia”, diz as notas de lançamento do Winamp 5.9 Final.

Fonte final do Winamp 5.9: BleepingComputer

Versão final do Winamp 5.9 lançada com muitas novidades

A alteração mais significativa no Winamp 5.9 é a portabilidade do aplicativo do Visual Studio 2008 para o Visual Studio 2019. No entanto, essa alteração causou problemas de plug-in em Release Candidates anteriores para usuários que não tinham o Visual Studio 2019 Redistributable instalado.

Com esta versão final, o instalador do Winamp verificará os arquivos necessários do Visual Studio 2019 e solicitará que os usuários os instalem, se necessário.

O changelog do Winamp afirma que esta versão traz suporte aprimorado para Windows 11, reprodução de fluxos HTTPS://, um novo diretório de podcast e suporte para reprodução de alta resolução.

Embora esta versão tenha corrigido muitos bugs, os desenvolvedores afirmam que alguns problemas conhecidos serão corrigidos na versão 5.9.1.

Esses problemas conhecidos incluem bugs na caixa de diálogo Sobre, Milkdrop, Editor AVS, Podcasts ml_wire, skin do Bento e muito mais.

No entanto, aqueles que exigem o decodificador NSV VP3 estão sem sorte, pois o recurso agora está obsoleto.

“Não podemos encontrar o antigo código-fonte On2 VP3 em nenhum lugar, então estamos declarando oficialmente esse formato obsoleto / EOL”, explicam os desenvolvedores nas notas de lançamento.

Os desenvolvedores do Winamp também planejam alguns novos recursos para a versão 5.91, listados abaixo:

Still ToDo (5.9.1 e além)
– Adicione suporte nativo para mais formatos (por exemplo, opus, ogv/ogm, TS, dash/iso6, H.265, HLS, VP9, ??etc.)
– Substitua recursos antigos do Gracenote (CDDB, Autotag , etc) com, por exemplo, MusicBrainz ou MusicStory
– Talvez restaurar um serviço NowPlaying funcionando?
– Adicionar mais serviços padrão à visualização ml_online (Lyrics, Jamendo, Hotmix, YT, Bandcamp, Spotify, etc.) ?
– Mais multithreading e caixas de diálogo de progresso para recursos “Enviar para” (por exemplo, enviar visualização ML grande para uma lista de reprodução)
– Configuração para in_mod e out_wasapi
– Caixa de diálogo Exibir informações do arquivo para in_mod
– Muito mais 🙂

Para os interessados, os desenvolvedores do Winamp publicaram uma lista completa de alterações do 5.9 Release Candidate para a versão Final neste changelog.

Na página inicial você conseguirá fazer o download do arquivo para Windows.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.