HandBrake 1.6 finalmente traz codificação de vídeo AV1

A nova versão também oferece suporte a bits e cores para vários codificadores e filtros.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O editor de vídeo HandBrake 1.6 finalmente traz codificação de vídeo AV1. A nova versão do Video Transcoder de código aberto de plataforma cruzada, gratuito e de código aberto e multiplataforma HandBrake 1.6 já está disponível para download como uma versão principal. O programa apresenta suporte para o codec de vídeo AV1 e vários outros novos recursos e melhorias.

O HandBrake 1.6 chegou quase um ano depois do HandBrake 1.5 e finalmente adiciona o tão esperado suporte à codificação de vídeo AV1 por meio da implementação dos codificadores de vídeo SVT-AV1 (software) e Intel QSV AV1 (hardware), juntamente com 4K AV1 General, QSV ( Hardware) e predefinições MKV (Matroska).

Novas predefinições 4K HEVC General também estão presentes nesta nova versão principal do HandBrake, que também adiciona profundidade de bits e profundidade de cor a vários codificadores e filtros, bem como suporte para o recurso Intel Deep Link Hyper Encode para aproveitar os gráficos integrados e discretos da Intel para acelerar a codificação.

HandBrake 1.6 finalmente traz codificação de vídeo AV1

Além da codificação de vídeo AV1, o HandBrake 1.6 adiciona suporte para novos codificadores e decodificadores de vídeo, incluindo codificador VP9 de 10 bits, codificador NVENC HEVC de 10 bits, decodificador NVDEC e codificador VCN HEVC de 10 bits. Além disso, o codificador x264 recebeu perfis H.264 níveis 6, 6.1 e 6.2, e os codificadores x264 e x265 receberam perfis H.264/H.265 4:2:2 e 4:4:4.

HandBrake 1.6 finalmente traz codificação de vídeo AV1

O HandBrake 1.6 também adiciona um novo filtro de desentrelaçamento Bwdif e atualiza vários filtros, incluindo Autocrop, Comb Detect, Decomb, Denoise, Detelecine, Grayscale, Denoise, Chroma Smooth e Sharpen.

Em destaque, o HandBrake agora suporta o parâmetro –cpu configure para habilitar o suporte para arquiteturas nativas de CPU, bem como o parâmetro –lto configure para permitir a otimização do tempo de conexão. Muitas bibliotecas de terceiros também foram atualizadas para suas versões mais recentes.

Como baixar e atualizar

Também há boas notícias para os usuários do Linux, pois a interface do HandBrake agora está no mesmo nível das versões para Mac e Windows. Muitos bugs foram corrigidos e várias outras melhorias de qualidade de vida foram adicionadas para melhorar sua experiência de transcodificação de vídeo. Confira as notas de lançamento na página GitHub do projeto para obter mais detalhes.

O HandBrake 1.6 está disponível para download agora no site oficial como um aplicativo Flatpak ou um tarball de origem, se você gosta de compilar o software a partir de fontes.

Para instalar o pacote Flatpak, baixe o aplicativo Flatpak e o arquivo de chave GPG na página de downloads e execute o primeiro comando abaixo no diretório onde você os baixou. Em seguida, execute o aplicativo com o segundo comando abaixo.

Terminal
flatpak --installation=default install HandBrake-1.6.0-x86_64.flatpak
flatpak run fr.handbrake.ghb
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.