Hoje é:07/03/2021
Viper: um navegador leve baseado em Qt5 com foco na privacidade e no minimalismo

Viper: um navegador leve baseado em Qt5 com foco na privacidade e no minimalismo

O Viper é um navegador web interessante que se concentra em ser uma opção poderosa, porém leve, ao utilizar o QtWebEngine (o QtWebEngine pega emprestado o código do Chromium, mas não inclui os binários e serviços que se conectam à plataforma do Google).

O navegador também se concentra em aumentar a sua privacidade, dando-lhe a opção de adicionar diferentes opções de bloqueio de anúncios junto com algumas opções úteis.

Viper: um navegador leve com foco na privacidade

Mesmo pensando que não é para todos, vale a pena dar uma olhada. Alguns dos principais recursos que você pode achar úteis:

  • Capacidade de gerenciar cookies
  • Várias opções predefinidas para escolher diferentes redes Adblocker
  • Simples e fácil de usar
  • Mecanismo de pesquisa padrão amigável à privacidade
  • Capacidade de adicionar scripts de usuário
  • Opção para desativar o JavaScript
  • Capacidade de impedir o carregamento de imagens
Viper: um navegador leve baseado em Qt5 com foco na privacidade e no minimalismo
O Viper é um navegador web interessante que se concentra em ser uma opção poderosa, porém leve, ao utilizar o QtWebEngine. (It’s FOSS)

Além de todos esses destaques, você pode facilmente ajustar as configurações de privacidade para remover seu histórico, limpar cookies quando existentes e mais algumas opções.

Ele oferece um arquivo AppImage que você pode utilizar para testar em qualquer distribuição Linux. Não acho que seja algo que possa substituir seu navegador atual imediatamente, mas se você estiver interessado em testar novos projetos que estão tentando oferecer alternativas ao Chrome, este é certamente um deles.

Plataformas de mídia social funcionam bem; o YouTube funciona (sem fazer login). Netflix não é algo compatível, mas no geral a experiência de navegação é bastante rápida e utilizável.

Você pode instalar scripts de usuário, mas as extensões do Chrome ainda não são compatíveis. Claro, é intencional ou algo a ser cuidado à medida que o desenvolvimento avança, considerando-o como um navegador amigável à privacidade.

It’s FOSS

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *