in

Visão do Mars Rover de 2020 conseguiu 20/20

No teste de acuidade visual, Mars Rover de 2020 conseguiu 20/20, que é a classificação de uma visão humana normal.

Visão do Mars Rover de 2020 Conseguiu 20/20
Fonte: DigitalTrends

O Mars Rover de 2020 conseguiu 20/20 em teste de visão. Dessa forma, o veículo tem visão equiparada à de um ser humano normal. Para isso, há um grande número de câmeras a bordo, incluindo duas Navcams, quatro Hazcams, uma SuperCam e duas Mastercams-Z.

Entendendo os tipos de câmeras

As câmeras citadas anteriormente possuem algumas funções específicas no Mars Rover de 2020, as quais são:

  • Navcam: o nome é uma abreviação de Navigation Camera, logo, como o próprio nome sugere, ela é usada para obter imagens tridimensionais do território marciano. Dessa forma, essas câmeras possibilitam que o rover trace a melhor rota a ser percorrida.
  • Hazcam: as Hazard Cameras auxiliam as Navcams na hora de determinar as rotas. Porém, elas são focadas em detectar perigos no ambiente, fazendo com que o veículo evite-os.
  • Supercam: as Super Cameras são usadas para investigação científica das amostras de rochas e solos. A título de curiosidade, ondas eletromagnéticas podem ser usadas para obter informações da composição de amostras. É esse conceito, inclusive, que é usado nos satélites que fazem sensoriamento remoto e/ou monitoramento ambiental.
  • Mastercam-Z: abreviatura de Master Camera-Z, esse tipo de câmera é usado para armazenar informações geológicas do planeta extraterrestre.

Como o teste foi feito?

Para testar as câmeras, os engenheiros da NASA usaram um quadro composto por uma matriz de 1600 pontos, de acordo com a imagem abaixo. Esse quadro foi colocado em distâncias variáveis de 1 a 40 metros para ver se as câmeras conseguiam capturar os pontos com a precisão e resolução adequadas.

Visão do Mars Rover de 2020 Conseguiu 20/20
Fonte: NASA

Conforme já mencionado, o Mars Rover de 2020 conseguiu 20/20. Nas palavras de Justin Maki, cientista de imagem do programa Mars 2020 no Jet Propulsion Lab (JPL) da NASA:

Nós testamos todas as câmeras na frente do chassi do veículo e aquelas montadas no mastro. […] Caracterizar o alinhamento geométrico de todas essas câmeras é importante para dirigir o veículo em Marte, operar o braço robótico e mirar precisamente o laser do rover.

O time do JPL ainda ressalta a necessidade de testar as câmeras da parte traseira do rover e as que ficam no final de seu braço robótico, o que está previsto para ocorrer nas próximas semanas. Ainda conforme a equipe, o lançamento do rover está previsto para Julho de 2020. Mais detalhes sobre o Mars Rover de 2020 no site da NASA.

Fonte: DigitalTrends

Escrito por Cicero Matheus

Engenheiro eletricista e programador. Gosto de estudar sobre tecnologia e divulgar os conhecimentos obtidos.