Notícias

03/12/2021 às 15:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Vivaldi 5.0 estreia temas compartilháveis e novo design para tablets

Vivaldi 5.0 estreia temas compartilháveis e novo design para tablets

O navegador mais personalizável do mundo acaba de receber uma grande atualização. O Vivaldi 5.0 chega ao desktop e ao Android com uma série de novos recursos. Assim, o Vivaldi 5.0 estreia temas compartilháveis e novo design para tablets.


Os usuários de desktop obtêm um editor de temas totalmente novo, com a capacidade de compartilhar temas personalizados com outras pessoas facilmente, enquanto pilhas de guias de dois níveis foram adicionadas à compilação do Android.

O foco nos temas começa com a adição da Galeria de Temas Vivaldi , um portal online onde os usuários do Vivaldi podem acessar uma ampla gama de temas de outros usuários e enviar seus próprios temas para compartilhar.

O recurso é acompanhado por uma revisão do editor de temas do próprio Vivaldi. Os temas agora incluem a imagem de fundo e o editor (acessível em Configurações> Temas ) oferece suporte à exportação, importação e compartilhamento de temas. Os usuários podem carregá-los para o portal online ou simplesmente exportá-los como um arquivo zip para compartilhamento privado.

Do mesmo modo, Vivaldi adiciona uma opção para visualizar os downloads como um botão separado e pop-up na barra de ferramentas principal, em vez de como um painel lateral – marque ‘Exibir downloads em um pop-up’ em Configurações> Downloads para habilitar o recurso.

A ferramenta de tradução do navegador obtém seu próprio painel lateral para traduções instantâneas – cole o texto, use a detecção de idioma e visualize um histórico de tradução a partir daqui. Quando o painel é aberto, os usuários podem ir um passo adiante e marcar ‘Traduzir texto selecionado automaticamente’ para permitir que eles simplesmente selecionem o texto em uma página da web para transferi-lo para o painel para tradução imediata.

Os novos recursos são acompanhados por uma série de outras mudanças, incluindo a capacidade adicional de lidar com ações da página como comandos. Veja o changelog para detalhes completos.

Vivaldi 5.0 estreia temas compartilháveis e novo design para tablets

Vivaldi 5.0 estreia temas compartilháveis e novo design para tablets
Os usuários de tablets obtêm acesso ao painel lateral quando estão no modo paisagem

Aqueles que executam o Vivaldi em dispositivos Android ganham um novo recurso importante: pilhas de guias de dois níveis, um recurso introduzido na versão 3.6 da versão para desktop. Outras melhorias relacionadas incluem uma interface de guia aprimorada e outras opções para ajustar a Barra de guias.

Para facilitar isso em telas maiores – incluindo tablets e Chromebooks – o Vivaldi 5.0 apresenta um novo design flexível que otimiza automaticamente o tamanho da tela em que está. Aqueles com telas maiores ganham acesso a um painel lateral e ganham uma aparência mais semelhante à de uma área de trabalho ao usar o Vivaldi na orientação paisagem.

Outras melhorias incluem uma nova opção ‘Anexar à nota’ para conteúdo da web, além da capacidade de habilitar e desabilitar temas escuros / claros para sites individuais.

O Vivaldi 5.0 já está disponível para download gratuito para Windows 64 bits , Windows 32 bits , Mac , Linux e Android .

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×