in

VLC 3.0.10 lançado com suporte para compartilhamentos SMB2 e 3

Programa está disponível para todos os sistemas operacionais.

VLC 3.0.10 lançado com suporte para compartilhamentos SMB2 e 3

O programa VLC acaba de ganhar uma nova versão anunciada pela empresa desenvolvedora do sofware, a VideoLAN. O VLC 3.0.10 é a nona atualização da série VLC 3,0 codinome “Vetinari”. O VLC Media Player é um dos mais populares programas open-source e multi-plataforma e que é usado por milhões de usuários em todo o mundo. Esta parece ser uma atualização significativa que apresenta suporte para compartilhamentos SMB2 e 3. Assim, é possível assistir a filmes na rede local a partir de compartilhamento do Samba.

O VLC é um reprodutor multimídia livre, de código aberto, multi-plataforma, e que reproduz a maioria dos arquivos de mídia, bem como DVD, CD de áudio, VCD e vários protocolos de fluxo de rede.

Além disso, a atualização aprimora o suporte adaptável ao streaming, adiciona várias melhorias ao formato MP4 e aprimora o suporte ao DVD, abordando vários problemas.

VLC 3.0.10 lançado com suporte para compartilhamentos SMB2 e 3 além de outras melhorias

VLC 3.0.10 lançado com suporte para compartilhamentos SMB2 e 3
Imagem reprodução: PC-Magazin

Da mesma forma, os scripts Twitch e VLSub foram atualizados nesta versão. Além disso, problemas de segurança foram solucionados, principalmente vários DOSes descobertos recentemente no serviço microDNS. Contudo, a empresa VideoLAN também cita mais uma dúzia de problemas corrigidos nesta atualização. No entanto, não deu detalhes no log de alterações sobre eles. Provavelmente, essas são melhorias de desempenho e estabilidade.

Para usuários do macOS, esta versão adiciona melhor suporte à série de sistemas operacionais macOS 10.15 Catalina, além de melhorias na renderização de vídeo.

O VLC 3.0.10 está disponível para download como um tarball de origem, no site oficial para integradores de sistemas operacionais e usuários avançados do Linux que desejam compilar seu próprio software.

A outra opção é esperar para instalar o VLC 3.0.10 a partir dos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do GNU/Linux nos próximos dias. Para isso, fique de olho na loja de aplicativos de sua distro.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.