in

Vulkan 1.1.97 lançado com cinco novas extensões

Vulkan 1.1.97 lançado com cinco novas extensões

Como a primeira atualização da especificação Vulkan em quase um mês e à frente da CES, onde veremos o novo hardware gráfico, o Vulkan 1.1.97 foi lançado com algumas novas extensões. O Vulkan 1.1.97  vem com correções habituais e clareza de documentação, mas as mais interessantes são as novas extensões. Então, confira neste post que oVulkan 1.1.97 lançado com cinco novas extensões.

Vamos às extensões

  1. VK_EXT_buffer_device_address: fornece um meio de consultar um valor de endereço de dispositivo para um buffer. Esse valor pode então ser usado para acessar a memória do buffer via PhysicalStorageBufferEXT no GLSL e SPV_EXT_physical_storage_buffer do SPIR-V;
  2. VK_EXT_memory_budget: isso expõe a memória usada e a memória total usada para um heap de memória. De lá, ele pode ser estimado para a quantidade total de memória de cada heap que um processo está usando em um determinado momento.
  3. VK_EXT_memory_priority: permite especificar um valor de prioridade no tempo de alocação de memória. Essa prioridade de memória é usada para tentar manter essas alocações na memória local do dispositivo. Essas novas extensões de memória Vulkan foram desenvolvidas por engenheiros da NVIDIA.
  4. VK_EXT_validation_features: uma extensão desenvolvida pelo LunarG para ativar/desativar diferentes recursos de validação e recursos da camada de validação.
  5. VK_KHR_depth_stencil_resolve: permite a resolução automática de anexos de profundidade/estêncil com vários amostragens em subpasse.

No geral, esta é uma boa atualização com as novas e úteis extensões de memória Vulkan. As VK_EXT_validation_features são bastante práticas também. A documentação revisada de Vulkan pode ser encontrada via Khronos.org .

Driver NVIDIA 415.22.05 conecta novas extensões Vulkan

Pouco antes da revelação de novos equipamentos da NVIDIA no Consumer Electronics Show (CES), as equipes fizeram uma mostra de novos drivers de lançamento do Vulkan. Elas coincidem com a nova funcionalidade oferecida pelo Vulkan 1.1.97.

O driver beta do NVIDIA 415.22.05 Linux adiciona suporte para as extensões VK_EXT_memory_budget e VK_EXT_buffer_device_address introduzidas com a atual atualização da especificação Vulkan 1.1.97. Porém, a extensão VK_EXT_memory_priority, por enquanto, é apenas para Windows. O driver também tem VK_KHR_depth_stencil_resolve, mas ainda não a extensão VK_EXT_validation_features guiada por LunarG também introduzida pela primeira atualização de 201k das especificações Vulkan.

As atualizações NVIDIA Vulkan também restauram o suporte para VK_EXT_pci_bus_info. Este foi corrigida na revisão do Vulkan 1.1.96 do mês passado depois de originalmente ter incorretamente assumido que os domínios PCI eram de 16 bits em vez de 32 bits. 

Por último, mas certamente não menos importante, além da diversão da extensão Vulkan, os novos drivers beta da NVIDIA oferecem melhor desempenho de criação de pipeline quando sofrem um impacto no cache. O driver beta do NVIDIA 415.22.05 Linux, bem como o driver do Windows 417.63, estão disponíveis em developer.nvidia.com.

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Google coloca driver Nouveau na lista negra

Google coloca driver Nouveau na lista negra

GIMP lidera lista de aplicativos no Flathub

GIMP lidera lista de aplicativos no Flathub