in

Vulkan 1.2.173 ganha novas extensões para o Fuchsia do Google

Tem também novidades em relação à AMD.

Vulkan 1.2.173 ganha novas extensões para o Fuchsia do Google
Imagem: AMD.

O novo driver Vulkan 1.2.173 acaba de ser lançado esta semana como a revisão mais recente desta API de computação e gráficos de alto desempenho. A maior novidade do Vulkan 1.2.173 é que ele ganha novas extensões para o fúcsia do Google.

- Anúncios -

Além disso, o Vulkan 1.2.173 vem com uma série de correções de bugs para problemas levantados pela comunidade, bem como internamente. Mais notáveis, porém, são duas novas extensões introduzidas para a plataforma Fuchsia do Google.

Vulkan 1.2.173 ganha novas extensões para o Fuchsia do Google

Vulkan 1.2.173 ganha novas extensões para o Fuchsia do Google

VK_FUCHSIA_external_memory é uma dessas novas extensões do Google. Ele serve para para exportar e importar alças de memória do dispositivo no Fuchsia. Isso é semelhante à cobertura de extensão de memória externa Vulkan em outras plataformas.

VK_FUCHSIA_external_semaphore também é introduzido por Vulkan 1.2.173. O VK_FUCHSIA_external_semaphore é para sincronizar o acesso à memória externa usando semáforos. Mais uma vez, nada de incomum e vai junto com a extensão anterior para suportar memória externa em Fuchsia.

As alterações mais recentes do Vulkan 1.2.173 são descritas no GitHub.

O sistema operacional Fuchsia do Google continua sendo especulado como a possível base futura para o Chrome OS e Android.

Lançamentos de driver Linux – NVIDIA 460.67 e Radeon Software para Linux 20.50 já disponíveis

Dois novos drivers foram lançados esta semana com a NVIDIA e a AMD entrando em ação de atualização, então vamos dar uma olhada.

Primeiro temos a NVIDIA que lançou o driver estável 460.67. Bastante pequeno no geral, esta é principalmente correção de bugs. Portanto, atualizá-lo não deve ser um problema. Aqui está o changelog completo:

  • Corrigido um bug em que o uso de extensões de traçado de raio em configurações de várias GPUs poderia resultar na instabilidade do aplicativo se as GPUs não correspondessem.
  • Corrigido um problema que impedia o G-SYNC de funcionar corretamente após uma mudança de modo em GPUs baseadas em Kepler.
  • Corrigida uma falha de instalação do driver no kernel Linux 5.11 candidatos a lançamento, em que o módulo NVIDIA kernel falhou ao compilar com o erro “erro: declaração implícita da função ‘sys_close'”.
  • Corrigido um bug em que vkCreateSwapchain poderia fazer com que o X Server travasse quando um imageFormat inválido fosse fornecido.
  • Corrigida uma falha de instalação do driver no kernel Linux 5.11 candidatos à versão, em que o módulo NVIDIA kernel falhou ao compilar com o erro “erro fatal: asm/kmap_types.h: Não existe esse arquivo ou diretório”.

AMD

Enquanto isso, a AMDs lançou seu software Radeon para o driver Linux 20.50. Embora a maioria dos usuários da AMD no Linux esteja usando Mesa (e você provavelmente deve ficar com ela), a AMD também oferece essa opção, que tem o driver AMDGPU All-Open e AMDGPU-Pro, que é outro pequeno lançamento. Então aqui está o changelog:

  • Lançamentos de driver Linux – NVIDIA 460.67 e Radeon Software para Linux 20.50 já disponíveisFornece suporte para a série de placas gráficas Radeon RX 6700 XT
  • Introduzir suporte completo para RHEL/CentOS 8.3
  • Introduzir suporte de visualização para Ubuntu 20.04.2

Com informações de Phoronix e Gaming on Linux

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sistema operacional Tails 4.17 lançado com reparo automático de arquivos durante a inicialização

Sistema operacional Tails 4.17 lançado com reparo automático de arquivos durante a inicialização

FreeCAD 0.19 lançado com avanço do software CAD de código aberto

FreeCAD 0.19 lançado com avanço do software CAD de código aberto