Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

24/11/2020 às 17:00

4 min leitura

Avatar Autor
Por Leonardo Santana

API de gráficos Vulkan agora oferece suporte oficial para ray tracing

DXVK 1.9.1 vai traduzir Direct3D 9/10/11 para Vulkan

A Khronos acaba de lançar a tecnologia necessária para que os desenvolvedores integrem totalmente os recursos ray tracing (RT) ao Vulkan. No post, a Khronos diz que lançou com sucesso as “versões finais” do conjunto de especificações de extensão Vulkan, GLSL e SPIR-V que integram perfeitamente o RT na estrutura Vulkan existente.

O Vulkan se tornou um concorrente forte para a API gráfica DirectX 12 da Microsoft. É preferido pelos desenvolvedores por seu desempenho superior (quando bem implementado).

Vulkan oferece suporte oficial para ray tracing

A Khronos diz que este é um marco significativo, já que é o primeiro padrão aberto, de fornecedores e plataformas cruzadas para aceleração de RT. Visto que a única maneira real de aproveitar os recursos RT até agora tem sido através das GPUs RTX da Nvidia e do DX12 Ultimate, certamente concordamos com a avaliação da Khronos.

API de gráficos Vulkan agora oferece suporte oficial para ray tracing

A Khronos acaba de lançar a tecnologia necessária para que os desenvolvedores integrem totalmente os recursos ray tracing (RT) ao Vulkan. Imagem: Khronos.

Mais competição é sempre uma coisa boa, e mesmo que tenha demorado um pouco, é bom finalmente ver o Vulkan desafiar o DX12 e o DXR mais diretamente. Para os jogadores, isso não significa muito para o futuro imediato. Os desenvolvedores precisarão incorporar suporte ao Vulkan em seus títulos mais recentes.

No entanto, a boa notícia é que o Vulkan pode tirar proveito de uma ampla variedade de hardware; embora possa usar núcleos RT dedicados para funcionar, não precisa.

Teoricamente, qualquer GPU poderia rodar Vulkan RT usando núcleos de “GPU compute” existentes; mas o desempenho provavelmente não será ótimo sem algum tipo de aceleração dedicada.

A Khronos descreve algumas das principais melhorias que chegam com seu último lançamento Vulkan em seu anúncio, mas é uma visão geral de baixo nível. Se você estiver familiarizado com o funcionamento interno das APIs gráficas, porém, certifique-se de dar uma olhada.

Tech Spot

https://sempreupdate.com.br/nvidia-lanca-outro-novo-driver-vulkan-beta-455-26-01/

https://sempreupdate.com.br/steam-client-ganha-melhorias-vulkan-para-linux/

https://sempreupdate.com.br/mesa-20-1-6-lancado-com-melhorias-no-vulkan/

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.