Vulkan 1.3 lançado com renderização dinâmica no núcleo

Há seis anos, a empresa Khronos lançou o Vulkan 1.0. Dando continuidade a atualizações importantes a cada dois anos, o Vulkan 1.3 foi lançado e vem com renderização dinâmica no núcleo, nova orientação para GPUs modernas. Observamos também a implementação de mais extensões no núcleo, além da chegada de um novo conceito de perfis. Portanto, a versão anterior, Vulkan 1.2 saiu há exatos dois anos.

Vulkan 1.3 lançado com renderização dinâmica no núcleo e nova orientação de roteiro para GPUs modernas

Vulkan 1.3 lançado com renderização dinâmica no núcleo. Neste lançamento, podemos destacar:

Vulkan 1.3 lançado com renderização dinâmica no núcleo

Vejamos as imagens a seguir com as informações mais importantes sobre a nova versão.

Com o Vulkan 1.3 além das promoções de extensão, uma das grandes mudanças é em relação a todo o ecossistema…

Vulkan 1.3 lançado com renderização dinâmica no núcleo

Além da especificação principal com o Vulkan 1.3, também existe um novo marco para extensões que vão além do desta versão para dispositivos móveis/desktop de médio a alto nível. A nova orientação deve ajudar no desenvolvimento do suporte nos processadores gráficos modernos e sofisticados de hoje. 

O outro aspecto disso é a nova noção de “perfis” definidos. Eles descrevem a funcionalidade específica do Vulkan esperada da implementação. O primeiro perfil oficial é o Android Baseline 2021 Profile do Google. Este diz respeito a recursos específicos do Vulkan 1.0 ou mais modernos que devem ser encontrados na grande maioria dos dispositivos Android. No entanto, muitos dispositivos Android mais antigos também suportam esse perfil.

Mais detalhes

A especificação principal do Vulkan 1.3 continua a ser suportada no hardware da classe OpenGL ES 3.1. Promovidos ao núcleo são alguns recursos interessantes introduzidos anteriormente como extensões, como a renderização dinâmica muito empolgante . As extensões em torno de endereços de dispositivos de buffer, produtos de ponto, sincronização KHR2 e outras adições agora também fazem parte do núcleo. Quase duas dúzias de extensões foram adicionadas ao núcleo. Espera-se que os principais fornecedores de GPU comecem a enviar drivers beta Vulkan hoje. Os drivers de código aberto do Mesa provavelmente verão o Vulkan 1.3 exposto no Git em pouco tempo, já que o Vulkan 1.3 trata de promover extensões existentes ao núcleo e não introduzir novas extensões em si (também parte do motivo do recente atraso do Mesa 22.0).

Quando se trata do “Marco Vulkan Roadmap 2022“, isso especifica um conjunto de novas funcionalidades além do núcleo Vulkan 1.3. Todas essas adições e requisitos aprimorados são destinados a explorar melhor o potencial das GPUs modernas, tanto para desktop quanto para dispositivos móveis. Por outro lado, ao mesmo tempo facilitam a tarefa dos desenvolvedores com os chamados Longer Term e Shorter Terms.

Vulkan 1.3 lançado com renderização dinâmica no núcleo

Vulkan 1.3+ continuará sendo suportado em GPUs mais antigas. Também é ótimo como parte das mudanças no roteiro. Isso tudo para que o grupo de trabalho Vulkan gere impacto necessário no design de silício para futuras GPUs e um maior planejamento de longo prazo em relação à API Vulkan.

Vulkan 1.3 lançado com renderização dinâmica no núcleo

As especificações de perfil do Vulkan permitem delinear facilmente extensões específicas e outros requisitos esperados das implementações do Vulkan. É o caso, por exemplo, do Google direcionando expectativas mais refinadas dos drivers Vulkan em sua plataforma. Os perfis baseados em JSON podem ser analisados e uma próxima atualização do Vulkan SDK tornará mais fácil para os usuários/desenvolvedores verificarem se seu driver/sistema atende a um determinado perfil.

Vulkan 1.3 lançado com renderização dinâmica no núcleo

Resumindo, o Vulkan 1.3 está disponível e promove várias extensões recentes para o núcleo. O mais importante disso tudo é a renderização dinâmica. As melhorias da versão principal do Vulkan continuam focadas em graduar as extensões existentes para o núcleo e não sobre quaisquer extensões não examinadas anteriormente e encontradas em lançamentos pontuais anteriores como opcionais. 

Já o Vulkan Roadmap 2022 é interessante por agora impulsionar as expectativas da Vulkan para GPUs modernas de última geração e também as especificações de perfil da Vulkan para permitir requisitos/recomendações mais personalizadas da Vulkan, como para ISVs/IHVs do Android.

Mais detalhes sobre o Vulkan 1.3 você encontrará no site Khronos.org

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile