E o Wayland continua com suas atualizações, disponibilizando mais uma nova versão. Sendo assim, o Wayland 1.19 acaba de ser lançado com pequenas atualizações e correções de protocolo. A versão anterior do Wayland 1.18 saiu em fevereiro de 2020. Portanto, em menos de um ano já temos esta nova atualização para o Wayland 1.19.
Mesmo com um ano se passando, o Wayland 1.19 é uma atualização muito pequena do Wayland 1.18. Essa é parte da razão pela qual eles mudaram o planejamento de lançamentos em um primeiro momento. Até porque o código e o protocolo principais do Wayland não quiseram mexer em um programa já bastante estável. Isso até este estágio de desenvolvimento do recurso. Daí, não havia porque esperar tantas mudanças.
Wayland 1.19 lançado com pequenas atualizações e correções de protocolo
A maior parte do trabalho restante para deixar o Wayland pronto para uso em produção em todas as cargas de trabalho está no lado do compositor, com o KWin do KDE Plasma vendo melhorias, o GNOME Shell e Mutter em muito bom estado, etc.
Há também o obstáculo do driver proprietário da NVIDIA pois o suporte no momento não é ideal. No entanto, há melhorias que estão pendentes lá. Tudo isso está fora do próprio código central do Wayland, que é o protocolo e as principais bibliotecas.
Para o Wayland 1.19, destacamos apenas algumas dezenas de patches. Assim, a maioria deles são pequenas correções ou atualizações do sistema e testes de compilação do Meson. Existem algumas melhorias e esclarecimentos na documentação. Entretanto, nada muito urgente.
Quem estiver curioso para saber mais detalhes, pode ver os recentes commits do repositório Wayland Git via FreeDesktop.org.
Portanto, não há nada importante com este lançamento, nem houve qualquer conversa sobre grandes mudanças fundamentais para breve no núcleo do Wayland. Além disso, a tarefa principal agora parece ser colocar todos os principais compositores em boa forma e rodar bem com todos os principais drivers de GPU.
Phoronix