O Wayland-Protocols 1.27 foi lançado esta manhã por Jonas Ådahl ao anunciar dois novos protocolos no chamado staging umbrella. Sendo assim, os dois novos protocolos de teste com Wayland-Protocols 1.27 são para dicas de tipo de conteúdo e notificações ociosas.
A notificação de dica de tipo de conteúdo vai permitir que os clientes forneçam dicas ao compositor Wayland sobre o tipo de conteúdo visual fornecido pelo aplicativo.
Este protocolo permite que os clientes forneçam dicas ao compositor sobre que tipo de conteúdo ele fornece, permitindo que os compositores opcionalmente adaptar seu comportamento de acordo.
Wayland Protocols 1.27 traz dicas de tipo de conteúdo
Por sua vez, as notificações de dica de tipo de conteúdo podem servir para que o compositor adapte seu comportamento. Este protocolo content-type-v1 surgiu originalmente no ano passado. Além disso, os “tipos de conteúdo” com suporte inicialmente são fotos, vídeos ou conteúdo de jogos.
Se sugerido como conteúdo de jogo, o compositor pode otimizar para latência reduzida, se o vídeo pode ser otimizado para gagueira reduzida e melhor dimensionamento, ou tipo de foto para processamento extra mínimo pelo compositor.
Com esse protocolo de tipo de conteúdo ainda em teste, é possível que outros tipos de conteúdo ainda apareçam por aí. No entanto, em última análise, fica a cargo do compositor se/o que otimizar com base nos vários tipos de conteúdo.
O outro novo protocolo que está saindo com o Wayland Protocols 1.27 é a adição de ext-idle-notify que está em andamento há vários anos. Isso ocorre desde 2015, quando se deu início pelo desenvolvedor do KDE Martin Gräßlin. Esse protocolo permite que os clientes recebam algnotificados quando o usuário estiver ocioso, para que haja otimizações no gerenciamento de energia ou outras alterações de comportamento quando o usuário estiver ocioso.
É basicamente isso para o novo material nos Protocolos Wayland 1.27. O breve anúncio de lançamento está acessível no seguinte link: wayland-devel.