Notícias

15/10/2021 às 19:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

WhatsApp lança backups de bate-papo criptografados de ponta a ponta para iOS e Android

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

O WhatsApp está lançando backups criptografados de bate-papo de ponta a ponta no iOS e Android para evitar que qualquer pessoa acesse seus bate-papos, independentemente de onde estejam armazenados. Atualmente, o WhatsApp permite que você crie backups de todos os seus chats e armazene-os em serviços de armazenamento online. Para usuários iOS, seus backups são armazenados no iCloud, e para Android, eles são armazenados no Google Drive.

Ao fazer backup de seus bate-papos, se o WhatsApp for instalado novamente em seu dispositivo atual ou em um novo, o aplicativo irá restaurar suas mensagens de bate-papo com backup.

Embora as conversas no WhatsApp sejam criptografadas de ponta a ponta (e2ee), os backups armazenados em serviços em nuvem não são. Assim, teoricamente, poderiam ser acessados por qualquer pessoa que tenha acesso ao seu telefone, realiza um ataque man-in-the-middle (MiTM) ou assume o número por meio de um ataque de troca SIM.

WhatsApp tem backups de bate-papo criptografados de ponta a ponta

A partir de agora, o Facebook anunciou que o WhatsApp está lançando um novo recurso onde você pode executar criptografia ponta a ponta de seus backups de chat, independentemente de onde eles estão armazenados.

Embora esse recurso ainda não tenha sido implementado para todos, os usuários poderão atribuir uma senha que só eles sabem para ser usada para criptografar backups antes de serem carregados no iCloud ou Google Drive.

“Agora você pode proteger seu backup criptografado de ponta a ponta com uma senha de sua escolha ou uma chave de criptografia de 64 dígitos que só você conhece”, anunciou o Facebook.

“Nem o WhatsApp nem o seu provedor de serviços de backup serão capazes de ler seus backups ou acessar a chave necessária para desbloqueá-los.”

Os usuários também devem usar essa mesma senha para restaurar quaisquer backups no futuro, evitando que sejam acessados por outras pessoas.

Como o WhatsApp realiza backups criptografados de ponta a ponta
Fonte: Facebook

O Facebook afirma que está lançando esse recurso lentamente para aqueles que executam a versão mais recente do WhatsApp, por isso pode levar algum tempo até que chegue a todos.

Quando implementado em seu dispositivo, você pode ativar os backups criptografados de ponta a ponta do WhatsApp usando estas etapas:

  1. Abra o WhatsApp.
  2. Abra  Configurações.
  3. Tap  Bate-papo > backup via Chat >End-to-end backup criptografado .
  4. Toque em  Continuar, siga as instruções e digite uma senha ou chave quando solicitado.
  5. Toque em  Concluído e espere o WhatsApp preparar seu backup criptografado de ponta a ponta. Ao criar um backup criptografado, o aplicativo pode solicitar que você conecte seu dispositivo à energia.

Depois que os backups criptografados de ponta a ponta estiverem ativados, você não poderá restaurar nenhum backup para o seu dispositivo sem saber a senha.

Você sempre pode desabilitar esse recurso voltando para a  configuração Backup criptografado de ponta a ponta  e desligando-a.

Via BleepingComputer

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×