in

Windows 10 permitirá acesso a arquivos WSL Linux a partir do Explorer

NVIDIA e Intel lançam drivers gráficos do Windows 10 para suporte a aplicativos WSL2 Linux

A Microsoft dá mais um passo rumo ao software livre. Desta vez, a previsão é que o Windows 10 permitirá acesso a arquivos WSL Linux a partir do Explorer. A mudança ocorrerá no Windows 10 versão 1903. Ela deve ocorrer na atualização de “abril de 2019”. A informação é da própria Microsoft em uma postagem no blog oficial. A empresa descreve as mudanças no WSJ (Windows Subsystem for Linux) que estão fazendo nesta próxima edição do sistema operacional.

Quais mudanças?

O Windows 10 Versão 1903 permitirá que você acesse “arquivos do Linux dentro do File Explorer”. Porém, trata-se apenas de acessar arquivos WSL e não qualquer partição EXT4/Linux. Isso permitirá que os usuários copiem/editem/movam mais facilmente os arquivos pertencentes às instalações da WSL.

Os “arquivos Linux” também poderão ser acessados ??pelo PowerShell para aqueles que preferirem o arquivo ao Explorador de Arquivos. A Microsoft também está aprimorando o wsl.exe. Por isso, ele suporta novos comandos em torno da importação e exportação de distribuições, encerrando uma distribuição e outros comandos.

O que fica faltando?

Infelizmente, não parece que o Windows 10 Build 1903 terá quaisquer alterações para resolver o gargalo de desempenho de E/S com o WSL. Isso parece ser mais um objetivo de longo prazo devido à grande reengenharia que deve ser requerida. Esse parece ser o principal problema com o Windows Subsystem para Linux no Windows 10 e no Windows Server 2019.

Além disso, há a expectativa de ver mais distribuições Linux disponíveis no WSL, como o Clear Linux, para ver o potencial de desempenho.

Mais detalhes sobre essas próximas melhorias no WSL do Windows 10 estão explicados neste Blog da Microsoft.