in

Windows 7 ainda é usado em centenas de milhões de PCs

Quantas máquinas rodam o Windows 7?

Enquanto o Windows perde espaço, o Linux continua crescendo
A Microsoft encerrou o suporte ao Windows 7 em janeiro deste ano, pedindo aos usuários que atualizassem para o Windows 10.

O Windows 10 é um sistema operacional popular, mas parece que o Windows 7 ainda está bem forte. Embora o suporte oficial para o sistema operacional Windows 7 tenha terminado, ele ainda possui centenas de milhões de usuários de PCs leais, e nenhuma quantidade de estímulos, persuasão ou medo da Microsoft os convenceu a atualizar.

Windows 7 ainda é usado em centenas de milhões de PCs

E, se tivéssemos que adivinhar, isso provavelmente não mudaria tão cedo. Existem inúmeras razões para a popularidade contínua do Windows 7. Por exemplo, para citar algumas: é mais simples, não possui muitos dos recursos de telemetria que invadem a privacidade do Windows 10 e, talvez o mais importante, as pessoas estão acostumadas com ele.

Se você usa um PC com Windows 7 para tarefas básicas, como trabalho, navegação na web ou até mesmo alguns jogos leves, há muito pouco incentivo para você trocar para o Windows 10 até agora. O Windows 7 é familiar e realiza o trabalho, que é tudo o que algumas pessoas procuram em um sistema operacional de desktop.

A atualização exigiria que esses indivíduos abandonassem tudo o que sabem e aprendessem um sistema operacional totalmente novo, o que é mais fácil dizer do que fazer para usuários menos entendidos em tecnologia.

Quantas máquinas ainda executam o obsoleto Windows?

Agora, vamos entrar em alguns números reais. Várias entidades se aprofundaram no ecossistema do Windows este ano para descobrir quantas pessoas ainda estão usando o Windows 7. A Computer World estima que 29,7% das máquinas Windows (446 milhões, para ser específico) ainda estarão executando o Windows 7 em 31 de janeiro.

Windows 7 ainda é usado em centenas de milhões de PCs
Imagem: Reprodução | Tech Spot.

Talvez, a estimativa do site ZDNet seja mais do seu agrado: a empresa acredita que havia “aproximadamente” 200 milhões de máquinas executando o Windows 7 na semana passada, o que ainda é bastante significativo.

Não sabemos qual número está mais próximo da verdade, mas nenhum deles seria particularmente surpreendente. Pelas razões que declaramos anteriormente e mais, como o histórico irregular do Windows 10 com estabilidade de atualização, o Windows 7 tem muitos bons recursos.

Já experimentou alguma distribuição Linux? Tarefas básicas, como navegar na internet, podem ser bem servidas em um sistema Linux. Leia este artigo para mais informações.

Fonte: Tech Spot