Windows Server 2022 terá WSL2 com chegada do Windows Update

Desenvolvedores que gostam de um sabor Linux em seu código de servidor recebem um presente de Redmond

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A Microsoft tornou oficial. As distribuições do Windows Subsystem for Linux 2 agora têm suporte no Windows Server 2022. Portanto, o WSL2 fará parte do Windows Server 2022 a partir do mais novo Windows Update.

A tecnologia surgiu em forma de pré-visualização no mês passado e representou uma reviravolta da gigante do Windows, cujos funcionários haviam reclamado anteriormente que, embora a tecnologia fosse útil para usuários de desktop, colocá-la em um servidor pode significar que ela é usada para coisas para as quais não foi planejado.

(E o Windows Server também precisava ter a interface de usuário inchada de seu companheiro de desktop, certo?)

As notícias do suporte oficial foram transmitidas pelo gerente de programa da Microsoft Craig Loewen e é realmente bom para desenvolvedores com um caso de uso específico que exige que eles iniciem o Linux no Windows Server 2022. WSL2 mais leve deve fazer o truque muito bem.

Infelizmente, nem tudo parece ser uma boa notícia. Muitas organizações estarão executando o Canal de Manutenção de Longo Prazo do Windows Server por uma questão de estabilidade. Atualmente, este é o Windows Server 2019 e Loewen disse aos fãs ansiosos do WSL2 que não, não havia planos de apoiar a mudança.

A falta de um backport significa que é o canal semestral que receberá os brindes, embora o intervalo de dois a três anos entre o lançamento do Canal de Manutenção de Longo Prazo signifique que outro deve chegar em breve.

Windows Server 2022 terá WSL2 com chegada do Windows Update

Quanto ao Windows Server 2022, uma simples verificação de atualizações é tudo o que é necessário para atualizar para a versão mais recente com suporte para distribuições WSL2. Uma vez feito, é necessário iniciar o wsl --install a partir de uma sessão do PowerShell com privilégios administrativos para colocar a plataforma em funcionamento.

Windows Server 2022 terá WSL2 com chegada do Windows Update
Windows Server 2022 terá WSL2 com chegada do Windows Update.

A chegada do WSL2 no Windows Server 2022 proporciona uma experiência consideravelmente mais útil para os fãs do Linux. O WSL1 fez uso de truques de tradução, mas o WSL2 introduziu uma VM leve e compatibilidade quase completa. No entanto, era um sistema apenas para desktop, para a frustração de alguns usuários.

Sua estreia no Windows Server 2022 deve ajudar de alguma forma a manter os desenvolvedores que preferem um sabor distinto do Linux ao código do servidor.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.