A Microsoft implementou um bloqueio para a atualização do Windows 11 24H2 em dispositivos que possuem o AutoCAD 2022 instalado. O motivo é um problema de compatibilidade que impede a inicialização do software, afetando todos os usuários desta versão específica do AutoCAD.
Problema de compatibilidade detectado
Conforme comunicado pela Microsoft, usuários relataram que, após instalar a versão 24H2 do Windows 11, o AutoCAD 2022 não abre corretamente, apresentando uma mensagem de erro ao iniciar. No entanto, outras versões do software, como AutoCAD 2023, 2024 e 2025, continuam funcionando normalmente e não sofrem restrições quanto à atualização do sistema operacional.
Para evitar que os usuários enfrentem esse problema, a Microsoft adicionou uma suspensão de compatibilidade, impedindo a oferta da atualização via Windows Update para dispositivos potencialmente afetados.
Medidas recomendadas pela Microsoft
A empresa orienta administradores de TI a monitorarem a situação utilizando o “safeguard ID: 56211213” nos relatórios do Windows Update for Business, garantindo que seus dispositivos corporativos não sejam impactados.
Além disso, recomenda-se que os usuários não tentem forçar a atualização manualmente por meio da Media Creation Tool ou do Assistente de Instalação do Windows 11 até que uma correção seja implementada. Quem estiver utilizando as edições Windows Home ou Pro pode verificar a presença da proteção acessando: Iniciar > Configurações > Windows Update e clicando em “Verificar atualizações do Windows”.
Se o dispositivo estiver bloqueado devido a essa retenção de compatibilidade, será exibida a mensagem: “A atualização para o Windows 11 está a caminho do seu dispositivo. Não há nada que exija sua atenção no momento.” Junto a isso, um link “Saiba mais” levará os usuários a uma página oficial da Microsoft com detalhes adicionais sobre a proteção.
Outros bloqueios recentes no Windows 11 24H2
Na última semana, a Microsoft já havia removido uma suspensão de compatibilidade relacionada a problemas de tela azul em dispositivos ASUS, corrigidos por meio de uma atualização de BIOS.
Outras restrições continuam ativas para dispositivos com determinados softwares e configurações, incluindo:
- Ferramentas de melhoria de áudio Dirac;
- Aplicativo de jogos Asphalt 8: Airborne;
- Câmeras embutidas com incompatibilidade detectada;
- Softwares de segurança como Easy Anti-Cheat e Safe Exam Browser.
Para mais informações sobre as restrições e proteções de atualização do Windows 11, os usuários podem consultar o documento oficial de suporte KB5006965.