Bloqueio resolvido

Microsoft resolve bloqueio de scanners USB no Windows 11 24h2

Microsoft resolveu o problema de compatibilidade no Windows 11 24H2 que impedia a conexão de scanners USB. A atualização KB5048667 corrige o bug, permitindo a retomada dos upgrades.

Imagem com a logomarca do Windows 11

A Microsoft corrigiu um problema que estava bloqueando a atualização do Windows 11 24H2 em dispositivos com scanners USB afetados. O bug, identificado há duas semanas, causava falhas na conexão entre os scanners e os computadores, devido à incapacidade dos dispositivos de alternarem entre os modos eSCL (eScanner Communication Language) e USB, fundamentais para o funcionamento correto dos drivers.

Problema identificado e ações preventivas

Imagem com a logomarca do Windows 11 e atualização 24H2

Usuários começaram a relatar o problema em plataformas como Reddit e o fórum da Microsoft, detalhando dificuldades com scanners USB e dispositivos que usam o protocolo de digitalização sem drivers eSCL, como impressoras multifuncionais e fax. Para evitar que mais clientes enfrentassem o problema, a Microsoft implementou um bloqueio de compatibilidade e orientou os usuários a não forçarem atualizações por ferramentas como o Assistente de Instalação ou o Media Creation Tool.

Correção do problema

Na última terça-feira, durante o Patch Tuesday, a Microsoft lançou a atualização cumulativa KB5048667, que resolve a falha em todas as edições do Windows 11 24H2. Segundo a empresa, a instalação dessa atualização elimina o bug, e o bloqueio de segurança (ID 54762729) será suspenso nos próximos dias.

Os usuários podem precisar esperar até 48 horas após aplicar a atualização para receber a oferta de atualização para o Windows 11 24H2. No entanto, um simples reinício do dispositivo pode acelerar o processo de upgrade.

Outros bloqueios em vigor

Além desse problema, a Microsoft anunciou recentemente outros bloqueios de compatibilidade no Windows 11 24H2. Um deles afeta dispositivos com drivers de áudio Intel Smart Sound Technology (SST) incompatíveis, que estão provocando erros de tela azul da morte (BSOD).

Outro bloqueio afeta sistemas com versões desatualizadas do Google Workspace Sync, o que está causando falhas no lançamento do Microsoft Outlook e erros como “Não foi possível iniciar o Microsoft Outlook”.

A Microsoft recomenda que os usuários mantenham seus dispositivos sempre atualizados para evitar problemas de compatibilidade e garantir o desempenho ideal.