Microsoft lança nova compilação do Windows 11 Dev remove WSL, e mais

Microsoft apresenta solução para travamentos do menu Iniciar ou aplicativos
Microsoft planeja grande atualização visual para Windows 11

A Microsoft acaba de lançar nova compilação do Windows 11 para Insiders, e os inscritos no canal Dev estão obtendo a compilação 25272. Muitas correções estão contidas nessas compilações.

Essa nova compilação não inclui muitos recursos novos, mas remove alguns experimentos que a Microsoft adicionou em compilações recentes, além de remover também a versão pré-instalada do Windows Subsystem for Linux. Além disso, também há muitas correções nesta versão.

Microsoft lança nova compilação para o Windows 11 Dev

Uma das maiores mudanças nesta versão é que a Microsoft está removendo dois recursos que vinha testando nas últimas semanas. Uma delas é uma ação sugerida que solicitava que os usuários iniciassem uma pesquisa na web quando copiavam alguns trechos de texto, que procurariam os termos selecionados.

O outro recurso que está sendo removido são as recomendações de sites no menu Iniciar. Isso mostraria sites populares em sua região diretamente no menu Iniciar para torná-los mais acessíveis, mas também significava que seu menu Iniciar estava sendo preenchido com conteúdo que você provavelmente não se importa.

microsoft-lanca-nova-compilacao-do-windows-11-dev-que-remove-o-wsl-e-mais

WSL agora é baixado através da Microsoft Store

Outra mudança que pode parecer importante à primeira vista é que a Microsoft está removendo o Windows Subsystem for Linux (WSL) da instalação do Windows 11. Isso não ocorre porque o recurso não é mais suportado e, na verdade, é exatamente o oposto.

O Windows Subsystem para Linux foi disponibilizado na Microsoft Store no final de 2022 e permite que a Microsoft forneça atualizações para a plataforma com muito mais rapidez.

Antes, sua versão do WSL estava vinculada à sua versão do Windows, e o próprio Windows só recebia grandes atualizações uma vez por ano. Ao desacoplar o WSL do sistema operacional, a Microsoft pode oferecer melhor suporte a ele.

Alterações e correções diversas

Fora essas duas grandes mudanças, não há nada muito importante aqui. A Microsoft moveu a ferramenta Quick Assist, que antes era encontrada na pasta Ferramentas do Windows no menu Iniciar, diretamente para a lista de aplicativos, para que seja mais fácil de encontrar. A Microsoft também adicionou um botão de atualização à fila de impressão do Windows.

Também há muitas correções nesta compilação, incluindo uma para dispositivos Arm que podem ter executado em uma tela preta ao acordar do sono. Ainda existem alguns problemas conhecidos com esta versão, no entanto, e os dispositivos Arm ainda não estão totalmente livres de problemas. O login com o reconhecimento facial do Windows Hello pode não funcionar nesses dispositivos, então você terá que inserir seu PIN.