Microsoft Store fica mais leve e oferece downloads mais rápidos e instalações paralelas de vários aplicativos

Microsoft Store fica mais leve e oferece downloads mais rápidos e instalações paralelas de vários aplicativos
Windows Subsystem for Linux da Microsoft tem novo ícone, corrige problemas e atualiza o kernel

A loja Microsoft Sore está mais leve e oferece aos usuários downloads mais rápidos e instalações paralelas de vários aplicativos. Atendendo a um desejo antigo, a Microsoft lançou instaladores da Microsoft Store para a Web com fluxo de trabalho refinado e downloads de aplicativos mais rápidos.

As alterações se aplicam apenas aos aplicativos da Store instalados diretamente do apps.microsoft.com. No entanto, para quem usa essa abordagem em vez do aplicativo da Microsoft Store, há grandes melhorias na UX. Menos cliques agora são necessários para localizar e instalar um aplicativo, instalações individuais são mais rápidas e a instalação paralela de vários aplicativos é possível.

Microsoft Store fica mais leve e oferece downloads mais rápidos e instalações paralelas de vários aplicativos

Postando no X, Rudy Huyn, da Microsoft, explica que “construímos uma versão desencaixada da Loja usando a mesma lógica e código do aplicativo maior, gerenciando pré-requisitos, direitos, downloads e instalações da mesma maneira. No entanto, desta vez, ele foi embalado em um executável muito menor e desencaixado”.

O que isso alcançou? Ele eliminou a necessidade de um usuário confirmar uma instalação duas vezes, o que significa que um aplicativo pode ser instalado com apenas alguns cliques.

Ele compartilha detalhes das vantagens de desencaixar código dessa maneira:

  • Apenas dois cliques necessários.
  • Um instalador leve que é lançado muito mais rápido do que a loja.
  • Sempre atualizado e inclui os recursos mais recentes e suporta todos os produtos, mesmo que o aplicativo da Loja não tenha sido atualizado por meses.
  • Sempre funciona, mesmo que a loja tenha sido removida.
  • Suporta multi-instalações em paralelo.

A Microsoft diz que os níveis de satisfação são altos com usuários e desenvolvedores.

Vale a pena conferir o post de Huyn no X, pois ele passou muito tempo no fim de semana respondendo a uma ampla gama de perguntas sobre as mudanças: