O sistema operacional Windows 11 tem desempenho “comicamente ruim” mesmo em equipamentos de ponta. Quem usa Linux como a maioria dos leitores aqui percebe de cara uma diferença monstruosa de desempenho entre os dois sistemas, especialmente quando falamos no menu Iniciar.
Quase todo mundo que já usou o Windows em algum momento reclamou que ele é lento. O desempenho lento do Windows 11 – em particular o menu Iniciar – foi até notado por um ex-desenvolvedor da Microsoft que trabalhou na criação do sistema operacional. O desenvolvedor de software Andy Young lamentou o desempenho “comicamente ruim” do Menu Iniciar do Windows 11, apesar de usar o que objetivamente seria considerado hardware high-end. Ele lidera apelos para que o Windows “seja tão bom quanto já foi”.
Young usou uma série de posts no X para chamar a atenção para os problemas de desempenho que o têm irritado. Apontando que ele está usando um sistema baseado no Intel Core i9 com 128 GB de RAM, ele compartilhou um vídeo do desempenho do menu Iniciar.
Esta não é a primeira vez que Young se pronuncia sobre o menu Iniciar. Em fevereiro, ele brincou sobre como o atraso no menu Iniciar resultou em ele iniciar pesquisas indesejadas no Bing em vez de iniciar aplicativos. Ele chamou a atenção para uma postagem de dois meses quando outro usuário respondeu à sua reclamação de desempenho com a mesma observação.
Windows 11 tem desempenho “comicamente ruim” mesmo em equipamentos de ponta
Querendo deixar claro que não é apenas um fanboy do Linux ou macOS para falar mal do Windows, Young confessa seu amor pelo sistema operacional da Microsoft e compartilhou o fato de que ele estava envolvido com sua criação:
A Microsoft tomou conhecimento das postagens e da atenção que elas ganharam, levando o vice-presidente da Comunidade de Desenvolvimento da empresa, Scott Hanselman, a se envolver. Young também indicou que foi contatado por Jen Gentleman, que faz parte da equipe de engenharia do Windows e lida com comentários relacionados ao menu Iniciar.
O número de comentários na postagem de Young é uma indicação clara de que ele não está sozinho na experiência de problemas de desempenho do menu Iniciar. Resta saber o que, se alguma coisa, é feito a respeito.