Windows prejudica desempenho de processadores mais recentes da AMD

Imagem com processador da AMD

A nova série Ryzen 9000 baseada no Zen 5 tem enfrentado críticas porque os ganhos de desempenho em comparação com a série 7000 não são tão impressionantes quanto as pessoas queriam. Depois de notar resultados consistentemente melhores no Linux, os testadores decidiram descobrir se algo estava segurando o Windows e o YouTuber Hardware Unboxed (HWU) entrou em contato com a AMD para obter respostas. A descoberta é que o Windows prejudica desempenho de processadores mais recentes da AMD.

Desempenho de processadores da AMD

A AMD concordou que os resultados que a HWU e vários outros revisores estavam publicando eram alguns por cento mais baixos do que suas médias internas e, embora a diferença não fosse enorme, eles queriam chegar ao fundo da questão.

Depois de algumas idas e vindas, a AMD perguntou se a HWU estava testando com uma conta de administrador — não a conta de administrador local usual, mas uma conta de administrador de sistema Windows um tanto oculta com privilégios mais altos. Por algum motivo inexplicável, a AMD executou todos os seus testes internos a partir desta conta de administrador e sugeriu que ela poderia ser a fonte das discrepâncias.

Então, após uma nova rodada de testes, a empresa pareceu estar correta. A AMD se referiu ao fato de que a conta de administrador e a conta de usuário local produzem resultados diferentes como um “bug do Windows”, mas não há certeza se isso é verdade ou não. No entanto, o fato é que os resultados são diferentes.

Ryzen 7000 também é afetado

A HWU também incluiu o Ryzen 7 7700X em seus testes, e ele também ganhou desempenho de taxa de quadros na maioria dos casos. Isso significa que o “bug” não é específico para processadores Zen 5, mas também afeta o Zen 4. Aqui estão os resultados dos 13 jogos testados pela HWU:

Imagem com gráficos azuis
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

É importante notar que esse “bug” afeta apenas cargas de trabalho pesadas, como jogos, então se você estiver usando seu Ryzen para atividades de produtividade, como Photoshop ou processamento de texto, não notará nenhuma diferença entre as duas contas. Aqui está a média em todos os 13 jogos:

Imagem com gráficos azuis
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

Os resultados finais

Os resultados finais mostram uma melhoria de 4% para o Ryzen 7 9700X e uma melhoria de 3% para o Ryzen 7 7700X. No lançamento, os processadores da série 9000 tiveram um desempenho apenas 3% melhor do que seus predecessores, mas com a conta de administrador do sistema, a diferença aumentou ligeiramente para 4%.

Como a AMD disse, os ganhos não são enormes, mas há uma diferença consistente. O que acontece a partir daqui é incerto. A AMD disse à HWU que o problema deve ser resolvido em uma futura atualização do Windows 11, mas se isso vai acontecer ou se o problema realmente está no Windows em vez da AMD ainda está no ar.

Se você possui um desses processadores e deseja executar alguns testes você mesmo, pode ativar a conta de administrador do Windows digitando o seguinte na linha de comando:

net user administrator /active:yes

Depois disso, você pode sair e verá que a conta de administrador apareceu no canto inferior esquerdo da tela de login. Embora essa solução alternativa funcione, pode-se esperar que a Microsoft e a AMD trabalhem juntas para corrigir esse problema, já que a maioria dos usuários não vai querer passar por obstáculos como esse.

Via: XDA-Developers