in

Wine 5.10 lançado com WineD3D Vulkan e melhorias anti-fraude

Wine Staging 5.10 adiciona outro patch para o Denuvo + uma correção para vários jogos D3D11

Wine 5.10 lançado com WineD3D Vulkan e melhorias anti-fraude

Alexandre Julliard, funcionário da CodeWeavers e hacker do Wine anunciou que foi lançado o desenvolvimento do Wine 5.10 com WineD3D Vulkan e melhorias anti-fraude. Portanto, eles continuaram progredindo no suporte do Vulkan ao WineD3D. Contudo, há muito mais:

  • início de uma biblioteca Unix separada para NTDLL;
  • mais substituições de glifos no DirectWrite;
  • suporte para chaves privadas DSS;
  • correções ARM64;
  • e outras várias correções incluídas.

Wine 5.10 lançado com WineD3D Vulkan e melhorias anti-fraude

No entanto, a grande novidade que veio com o Wine 5.10, e talvez a mais importante de todas, é que esta versão agora oferece melhor suporte para drivers de kernel anti-fraude. Esse será o grande problema a ser enfrentado, se for possível começar a funcionar corretamente.

O anti-fraude como um todo é o calcanhar de Aquiles do Wine (e também o Steam Play Proton), pois muitas vezes é a causa dos jogos do Windows serem incapazes de trabalhar no Linux através da camada de compatibilidade. Assim, é importante saber que mais trabalho está acontecendo neste sentido.

Quanto às correções de erros observadas, foram marcadas outras 47 como resolvidas. Porém, é importante notar que alguns desses erros  já foram corrigidos em versões anteriores. Ou pelo menos eles disseram que haviam corrigido. No entanto, ao que parece, somente agora isso foi realmente testado para valer.

Isso inclui problemas resolvidos para: Sniper Elite V2, Sniper Elite 3, Zombie Army Trilogy, StarForce v3, TrackMania Nations ESWC, problemas de mouse para vários títulos foram classificados e várias correções mencionando diretamente o Denuvo Anti-Cheat.

Veja as notas de versão aqui para o Wine 5.10.

Wine Staging 5.10 adiciona outro patch para o Denuvo + uma correção para vários jogos D3D11

Wine 5.10 lançado com WineD3D Vulkan e melhorias anti-fraude

O Wine Staging 5.10 foi lançado hoje como a versão mais recente dessa mistura experimental de wine, baseada no código do Wine 5.10.

O Wine Staging 5.10 não é a versão mais empolgante dos últimos tempos, mas há dois novos patches adicionados:

O RtlQueryRegistryValuesEx foi implementado no endereçamento de um relatório de bug de um ano para alguns drivers de kernel do WDM que precisam dessa função. Este patch é útil para o software anti-fraude Denuvo para jogos, bem como para o software de proteção de conteúdo digital WibuKey;

ID3D11Device2 GetImmediateContext1 foi implementado para um relatório de bug de quase quatro anos. Isso é necessário para diferentes jogos do Direct3D 11, como WWE 2015, Dishonored: Death of the Outsider, Pro Evolution Soccer 2019, Space Engineers e outros jogos;

O Wine-Staging 5.10 está disponível no WineHQ.org para aqueles que desejam ajudar nos testes.