in

Wine 5.16 lançado com suporte para registros AVX

Wine-Staging 5.17 adiciona mais patches para o Microsoft Flight Simulator 2020

Os desenvolvedores do Wine deram mais um passo rumo à versão 6.0 do aplicativo mais usado para rodar jogos e programas do Windows no Linux e também outros sistemas.  Assim, o Wine 5.16 foi lançado como a versão mais recente de desenvolvimento quinzenal. Então, o Wine 5.16 traz suporte para registros x86 AVX. Além disso, tem correções ARM64 para macOS, mais reestruturação do suporte do console. Também tem cerca de 21 correções de bugs conhecidos.

As correções de bugs variam. Vão de correções para Quake Champions a Tomb Raider e vários bugs de aplicativos. Os aprimoramentos do macOS ARM64 são importantes para o macOS 11 “Big Sur”. Da mesma forma, devem servir para os próximos sistemas da Apple que usam o silicon interno. No entanto, muito mais trabalho ainda é necessário para colocar o suporte para ARM macOS de 64 bits em vigor. Você também precisa do Hangover para executar aplicativos e jogos x86 no ARM64.

As adições de Advanced Vector Extensions (AVX) no Wine 5.16 são em torno do suporte para registros AVX em NtSetContextThread () do NTDLL em i386 e x86_64. Também há suporte ao contexto AVX em exceções de falha.

Wine-Staging 5.16 começa a adicionar patches para o Microsoft Flight Simulator

Além do Wine, o Wine-Staging 5.16 está agora disponível. O Wine-Staging 5.16 vem com pouco mais de 650 patches no código-base do Wine upstream. São vários novos recursos ainda em avaliação. Portanto,  funcionam como teste para lançamento futuro. Com o Wine-Staging 5.16 vêm alguns novos patches. Isso inclui algumas DLLs necessárias para o lançamento do Flight Simulator 2020 da Microsoft.

Embora neste ponto o novo Microsoft Flight Simulator não esteja completo para Wine ou Steam Play (Proton), pelo menos um movimento está acontecendo. Portanto, em breve, este novo simulador de vôo estará funcionando no Linux.

Características:

  • Suporte para IXACT3Engine PrepareWave no código XACTEngine. Um jogo que precisa dessa implementação é WRC 4: FIA World Rally Championship;
  • A introdução de DLLs SRVCLI e NETUTILS. Mais proeminentemente, essas DLLs são necessárias para o novo jogo Microsoft Flight Simulator;
  • Windows.gaming.input-dll chegou para suporte de controle do Death Stranding;
  • Atualização do suporte de streaming MFPLAT existente.

Wine e Wine-Staging 5.16 estão disponíveis em WineHQ.org.