Hoje é:07/03/2021
Wine 6.1 traz suporte VKD3D 1.2 e aprimoramento para Macs Apple M1 com Rosetta

Wine 6.1 traz suporte VKD3D 1.2 e aprimoramento para Macs Apple M1 com Rosetta

Após o lançamento do Wine 6.0 estável no início deste mês, o Wine 6.1 agora está disponível como o primeiro instantâneo de desenvolvimento quinzenal que culminará com o lançamento estável do Wine 7.0 no próximo ano. Como se percebe, o processo de evolução do programa é constante. Então, o Wine 6.1 traz suporte VKD3D 1.2 e aprimoramento para Macs Apple M1 com Rosetta.

Portanto, saindo do congelamento de código que está em vigor desde o início de dezembro, já há uma série de melhorias a serem encontradas com o Wine 6.1. Esta é, então, a primeira atualização da série.

Assim, o Wine 6.1 oferece suporte a VKD3D 1.2 para Direct3D 12 sobre suporte Vulkan. VKD3D é desenvolvido como parte do projeto Wine para sua implementação D3D12. A mudança com o Wine 6.1 está solicitando “VKD3D_API_VERSION_1_2” como parte do código do Wine D3D12.

Wine 6.1 traz suporte VKD3D 1.2 e aprimoramento para Macs Apple M1 com Rosetta

Wine 6.1 traz suporte VKD3D 1.2 e aprimoramento para Macs Apple M1 com Rosetta

Outra mudança notável é o suporte para o layout de memória do Rosetta em Macs Apple M1. Rossetta é o tradutor x86 impressionante e de alto desempenho da Apple para AArch64 para o hardware Apple Silicon. Mudanças no Wine foram necessárias para que o carregador movesse a área de alocações de cima para baixo para evitar as regiões de Rosetta e reservasse um espaço começando com 4 GB para forçar as alocações de Rosetta mais altas.

O Wine 6.1 também oferece:

  • suporte à formatação de texto em árabe;
  • trabalho contínuo com suporte a WinRT em WIDL;
  • suporte ao modo Thumb-2 em ARM;
  • e várias correções de bugs.

Um total de 37 correções de bugs conhecidos chegaram ao Wine 6.1 com itens de endereçamento de F-Secure a Rollercoaster Tycoon 3, Skyrim SE e muitas outras correções de jogos do Windows. A lista completa de alterações e correções em WineHQ.org.

Alterações NVIDIA de código aberto enviadas para Linux 5.12

Seguindo o suporte de configuração do modo de código aberto NVIDIA RTX 30 no Linux 5.11, o lote de alterações de recursos programadas para o kernel Linux 5.12 foi submetido ao DRM-Next.

Esta deve ser uma das últimas chances de grandes alterações para esta versão do Kernel, especialmente com a chegada do Linux 5.11 RC 6. Depois que a configuração inicial do modo kernel Ampere para Nouveau atrasou para o Linux 5.11, um novo lote de mudanças foi enviado por Ben Skeggs da Red Hat, que continua a supervisionar este driver NVIDIA DRM/KMS de código aberto.

Para aqueles que esperam que o próximo ciclo traga aceleração 3D ou outras melhorias para as GPUs NVIDIA Ampere de última geração, infelizmente não é o caso. Além disso, não há avanços de re-clocking para falar sobre o suporte ao suporte Maxwell/Pascal/Volta/Turing existente por este driver de código aberto. Portanto, em 2021, as peças da série GeForce GTX 700 e GTX 950 continuam sendo as GPUs de desktop NVIDIA com melhor suporte pela pilha de drivers Nouveau.

Essas são as mais recentes que podem ser re-clocked (manualmente) para atingir suas velocidades de clock nominais em seus mais altos estado de desempenho. Mas ainda assim a introdução do OpenCL está em andamento e ainda não há nenhum driver NVIDIA Vulkan de código aberto. 

Quanto ao que Nouveau traz para o Linux 5.12, existem:

  • correções de recuperação de falhas MMU para Turing;
  • correção de conectores mDP (Mini DisplayPort) sendo relatados para o espaço do usuário como eDP (DisplayPort incorporado);
  • e correções para bloqueio de áudio e outras correções gerais.

A lista dessas correções pode ser encontrada por meio desta solicitação de pull do cabeçalho de código para DRM-Next até a janela de mesclagem do Linux 5.12 do próximo mês.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *