Sem-categoria

20/11/2021 às 08:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Wine 6.22 lançado com Mono 7.0 e melhorias no joystick

Wine 6.22 lançado com Mono 7.0 e melhorias no joystick

Acaba de sair o novo Wine 6.22 é lançado como o lançamento de desenvolvimento quinzenal mais recente deste software de código aberto para rodar jogos e aplicativos do Windows no Linux e outras plataformas como macOS e FreeBSD. O Wine 6.22 traz mais melhorias enquanto a versão estável do Wine 7.0 está se aproximando.


Provavelmente veremos o congelamento começar em dezembro para o Wine 7.0. Na verdade, no ano passado, exatamente na semana após o Wine 5.22, os preparativos para o lançamento do Wine 6.0 começaram a trabalhar para seu lançamento em janeiro. A mesma dança provavelmente começará em breve para o Wine 7.0.

Wine 6.22 lançado com Mono 7.0 e melhorias no joystick

Com o Wine 6.22 hoje, a implementação do Mono foi atualizada contra o Mono 7.0, há trabalho contínuo no suporte ao joystick HID, alguns códigos PowerPC foram removidos, exceção ao desenrolar do suporte em ARM <WoW64 thunks adicionados para mais bibliotecas e começando no USER32 para Migração para Win32u.

  • Exceção unwinding no ARM;
  • Mais melhorias no suporte a joystick HID;
  • WoW64 thunks em uma série de bibliotecas Unix;
  • Início da mudança de USER32 para Win32u;
  • Várias correções de bugs.

Entre as correções no Wine 6.22 estão uma variedade de jogos e aplicativos, incluindo Resident Evil 6, Autodesk Fusion 360, Empire Earth 2, Monkey Island 2, Diablo 3 e outros softwares.

Mais detalhes no anúncio do Wine 6.22 no WineHQ.org.

Box86 + Box64 atualizado para rodar programas Linux x86/x86_64 em outras arquiteturas

Wine 6.22 lançado com Mono 7.0 e melhorias no joystick

Box86 como o projeto de código aberto para rodar binários Linux x86 em outras arquiteturas de CPU, como ARM, foi lançado com um novo lançamento de recurso junto com o projeto Box64 que o acompanha para tratamento x86_64. Com a atualização do Box86 de hoje, o suporte ao Vulkan foi expandido, agora bom o suficiente para lidar com DXVK.

O Box86 visa rodar binários Linux x86 em outras arquiteturas de CPU com melhor desempenho do que QEMU ou outras formas de virtualização. Com o Box86 também vem a capacidade de utilizar a aceleração OpenGL e até mesmo rodar alguns jogos Steam/Wine ao realizar algumas etapas adicionais. Embora para que o Box86 funcione, o sistema operacional precisa de um subsistema/bibliotecas de 32 bits funcionando. 

Além do ARM, o Box86 pode se provar importante com o crescente interesse no RISC-V, assim como também tem havido interesse do lado do (Open) POWER. Enquanto isso, o Box64 também foi atualizado como o projeto adjacente, fornecendo tratamento semelhante para a execução de binários x86 de 64 bits em outras arquiteturas.

Box86 0.2.4 contém mais funções agrupadas de Vulkan para que pelo menos DXVK possa funcionar, velocidade melhorada para código x87, o alocador personalizado é mais rápido agora, mais opções de hardware ARM são expostas pelo sistema de compilação, melhor suporte Vsyscall, melhorias para JIT’ed programas e várias outras melhorias de invólucro. Há também uma série de correções, tornando essa atualização geral importante para o Box86.

Downloads e mais detalhes sobre o Box86 0.2.4 via GitHub.

Enquanto isso, o Box64 0.1.6 é o novo lançamento desse projeto hoje. No lado do Box64, há um novo recurso HotPage, suporte para emular o modelo StrngMemory necessário para alguns jogos, mais funções agrupadas e opcodes adicionais adicionados. Também há suporte de intérprete com Box64 0.1.6 para a arquitetura LoongArch de 64 bits.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.