Wine 7.1 lançado com suporte ao Vulkan 1.3 e Wine-Staging 7.1 corrige renderização de jogos

Este mês tivemos a chegada no Wine 7.0 estável. Agora, já chegamos à fase de novas versões de desenvolvimento quinzenais da série do Wine 7. Todo esse processo vai durar pelo menos um ano, até a chegada do lançamento estável do Wine 8.0. Assim, o que temos agora depois do período de congelamento de código é a disponibilidade do Wine 7.1 que vem com suporte ao Vulkan 1.3, várias coreções de temas e também o Wine-Staging 7.1 que corrige renderização de jogos.

O Wine 7.1 traz suporte para o Vulkan 1.3 lançado recentemente. Os cabeçalhos e outros bits para a integração Vulkan do Wine receberam todos os benefícios da especificação v1.3. Além do suporte ao Vulkan 1.3, também há melhorias no WebSocket, recorte aprimorado do cursor no macOS, correções do compilador IDL para C++ e várias correções de bugs.

Wine 7.1 lançado com suporte ao Vulkan 1.3 e Wine-Staging 7.1 corrige renderização de jogos

Além disso, ao todo, o Wine 7.1 possui 42 correções de bugs conhecidos que afetam softwares como Netbeans, Siemens SIMATIC STEP 7, TeamViewer 15, Google Chrome, 7-Zip, wxWork e outros softwares. Também há correções para jogos como Final Fantasy 7, Rising Kingdoms, Far Cry 5, X3: Albion Prelude, Pokemon Banished Platinum, Age of Empires 3 Definitive Edition e outros títulos.

Assim, a lista completa de alterações e downloads do Wine 7.1 está em WineHQ.org.

Wine-Staging 7.1 adiciona patch para corrigir alguns problemas de renderização de jogos

Wine 7.1 lançado com suporte ao Vulkan 1.3 e Wine-Staging 7.1 corrige renderização de jogos

Juntamente com o Wine 7.1, o Wine-Staging 7.1 também está disponível e carrega mais de 500 patches extras no topo do código-base. Para ser mais exato, são 561 pacotes além daqueles que já fazem parte do Wine 7.1 e/ou que o mesmo carrega há muito tempo. No entanto, entre eles há 3 novos patches em torno do suporte NVIDIA CUDA.

Então, dentro desse contexto, o patch mais importante mesclado ao Wine-Staging 7.1 é o WineD3D. Assim, ele serve para suportar o uso de texturas sem ligação (ARB_bindless_texture) para shaders GLSL. O uso de texturas sem vinculação para shaders no código WineD3D corrige esse bug que existe desde 2018. Ele diz respeito ao Elder Scrolls Online precisando de mais de 32 samplers em pixel shaders. 

Também houve outros bugs, como um problema de renderização que havia desde 2017. O WineD3D usando texturas sem ligação ajudará a resolver alguns problemas. No entanto, não é relevante se você estiver usando o DXVK para a conversão do Direct3D 9/10/11 para Vulkan em vez de passar pelo WineD3D com Direct3D para OpenGL.

O Wine-Staging 7.1 também adiciona notificações de retorno de chamada para o XACTEngine para solucionar travamentos de inicialização para jogos como Lost Chronicles of Zerzura. Além disso, outra correção foi mesclada para abordar o League of Legends anteriormente quebrado, voltando ao Wine 5.10.

Então, o Wine-Staging 7.1 pode ser baixado no GitHub.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile