Após mais de um ano em desenvolvimento, a camada de compatibilidade entre plataformas do Wine 8.0 está pronto para executar aplicativos Windows e jogos em sistemas GNU/Linux, FreeBSD, Solaris ou macOS já está disponível para download.
A maior mudança no Wine 8.0 é a conclusão da conversão para o formato PE, que levou mais de quatro anos. Isso permite que os desenvolvedores criem todos os módulos do Wine no formato PE, que oferece muitos recursos excelentes, como proteção contra cópia, suporte para aplicativos de 32 bits em sistemas de 64 bits, depuradores do Windows, aplicativos x86 em sistemas ARM e muito mais.
Essa grande mudança no Wine 8.0 também vem com um despachante syscall especial que é usado para transições de PE para Unix para minimizar o impacto no desempenho da nova arquitetura, especialmente para as bibliotecas OpenGL e Vulkan. Então, como você pode imaginar, este é um grande marco para os jogos Linux.
Wine 8.0 está disponível para executar aplicativos do Windows no Linux
A nova versão do Wine também implementa thunks WoW64 para quase todas as bibliotecas Unix para permitir que um módulo PE de 32 bits chame uma biblioteca Unix de 64 bits, adiciona muitas otimizações à aceleração do mapa de streaming que resulta em um grande aumento de desempenho e apresenta um novo modo experimental WoW64 “semelhante ao Windows” para iniciar o aplicativo de 32 bits quando o carregador Wine de 32 bits não é encontrado.
“Este modo pode ser ativado construindo com a opção de configuração ‘–enable-archs’. Isso ainda está em desenvolvimento e ainda não é recomendado para uso geral. Como em caso de erros de configuração é possível que seja acionado inadvertidamente, os aplicativos iniciados neste modo imprimem o aviso “iniciando em modo experimental wow64””, lê-se nas notas de lançamento.
Outras novidades do Wine 8.0
Além disso, o Wine 8.0 implementa notificações de alteração de orçamento de memória de vídeo do adaptador, adiciona suporte para o renderizador Vulkan para configurar várias janelas de visualização e retângulos de tesoura, bem como para limitar o nível máximo de recurso Direct3D com base nos recursos Vulkan disponíveis e adiciona suporte para mais placas gráficas.
Novo compilador, desmontador e pré-processador HLSL (linguagem de shader de alto nível) foram implementados na biblioteca vkd3d-shader, uma nova Thread Pump D3DX 10 também está presente, a biblioteca auxiliar D3DX 9 recebeu funcionalidade de projeção cubemap e efeitos Direct3D 10 agora suporta mais expressões.
O Wine 8.0 também implementa o filtro do decodificador de áudio MPEG-1 para as camadas 1 e 2, bem como um filtro separado para a camada 3, além da estrutura multimídia GStreamer, adiciona um filtro de leitor ASF, adiciona um filtro DirectShow no Renderizador de vídeo aprimorado, e melhora o suporte de hotplug do controlador e detecção de dispositivo de roda motriz.
Os controladores Sony DualShock e DualSense também são suportados nesta versão, que vem com um painel de controle de joystick renovado. Além disso, o Wine 8.0 habilita o tema Light por padrão para uma aparência mais moderna.
O driver Vulkan foi atualizado para oferecer suporte às especificações Vulkan mais recentes até a versão 1.3.237. Além disso, o Direct2D agora oferece suporte a efeitos, bem como gravação e reprodução de listas de comandos.
O Wine 8.0 está disponível para download agora no site oficial, se você quiser compilá-lo a partir de fontes, ou esperar que o novo lançamento chegue aos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux favorita.