Wine Wayland Driver prepara emulação de mudança de modo de exibição

Confira as principais características.

Wine Wayland Driver prepara emulação de mudança de modo de exibição. Agora que já passou o congelamento de códigos do Wine 9.0 e os lançamentos quinzenais de desenvolvimento voltam a ser iniciados com os olhos agora voltados para o Wine 10.0 no próximo ano, a 12ª parte do driver Wine Wayland foi publicada para revisão. Este último conjunto de trabalho do Wine Wayland está na implementação da emulação de mudança de modo de exibição.

Alexandros Frantzis continua liderando o trabalho no driver Wine Wayland e na sexta-feira enviou os patches mais recentes para habilitar a emulação de mudança de modo de exibição. Esse suporte, por sua vez, é importante para executar jogos do Windows no Wine em tela cheia do Wayland, mas rodando em uma resolução mais baixa.

Frantzis explicou nesse pedido de fusão:

“Este MR usa o dimensionamento de superfície lateral existente no driver (por meio de wp_viewporter, atualmente usado para dimensionamento Hi-DPI) para emular alterações no modo de exibição. Isso funciona maravilhosamente em coordenação com a tela cheia, já que o compositor é necessário não apenas para dimensionar a superfície, mas também para posicioná-la corretamente e fornecer ambientes opacos (nota: alguns compositores não implementam os dois últimos recursos corretamente!).

Uma vez que: 1. Wayland não permite que os clientes alterem a configuração de exibição real, e 2. não há nenhum serviço consultável que mantém as informações de exibição de forma consistente (à la xrandr), o MR usa as configurações do dispositivo win32 como a fonte de verdade para o modo de exibição atual. Permitimos que o win32u manipule a mudança do modo de exibição da maneira padrão (ou seja, apenas atualizando as configurações do Registro) e fornecemos acesso ao modo atual ao atualizar os dispositivos de exibição por meio de uma nova função gdi_display_manager.get_adapter().

Para poder associar consistentemente (em todos os processos) um dispositivo adaptador ao seu wl_output correspondente, o MR introduz dados de driver por adaptador.

Nota para as pessoas que experimentam isso: muitos jogos modernos não mudam as configurações de exibição de hardware, mas se dimensionam da maneira certa para obter o efeito visual de uma mudança de modo (semelhante a como esse MR funciona, mas eles fazem isso no lado do aplicativo). Para exercer a maior parte da funcionalidade neste MR, você precisa de um aplicativo que realmente use a API win32 ChangeDisplaySettings.”

Wine Wayland Driver prepara emulação de mudança de modo de exibição

Mais detalhes para os interessados através deste pedido de fusão que está agora em análise para mainlining em breve para upstream Wine.

Será interessante ver até onde o suporte do Wine Wayland chegará este ano. É esperar se haverá um suporte nativo Wayland muito sólido quando o Wine 10.0 for lançado em janeiro próximo.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile