in

World Wide Web completa 30 anos e relança primeiro navegador

Aniversário ocorre nesta terça-feira, dia 12. Para comemorar, o primeiro navegador foi relançado

World Wide Web completa 30 anos e relança primeiro navegador
Getty Images.

Em 12 de março de 1989, o engenheiro Tim Berners-Lee apresentou o documento ”Gestão da Informação: Uma Proposta ” no CERN em Genebra, na Suíça. Ali nascia o que conhecemos popularmente como ‘www”. Era o projeto de um software para o compartilhamento universal de documentos em formato digital. Ficou curioso? A proposta pode ser acessada neste link.

World Wide Web completa 30 anos e relança primeiro navegador
Tim Berners-Lee apresenta a World Wide Web aos delegados na conferência Hypertext 1991 em San Antonio, Texas (Foto: CERN)

Porém, hoje, o ‘pai da teia’ teme pela sua criatura.Em novembro de 2018, ele propôs uma nova solução para a Web. A World Wide Web Foundation anunciou planos no ano passado para criar um contrato vinculativo para tornar a web um lugar melhor. Isso vem em um estágio vital na história da web, já que cerca de 50% da população mundial deve estar on-line.

No entanto, o que chamamos de internet surgiu antes, há quase 50 anos, em 29 de outubro de 1969. Um e-mail foi a primeira transmissão feita pela rede. Algo ainda muito restrito aos meios acadêmicos e militares. O texto não poderia ser mais simples. A mensagem era ‘Login”, mas travou na letra “o”. Era enviada pelo professor de Ciência da Computação da Universidade da Califórnia Leonard Kleinrock para um computador do Stanford Research Institute.

Na década de 70, houve uma divisão. Os militares ficaram com a chamada Milnet. Instituições não militares ficaram com a Arpanet. No entanto, o grande espetáculo que conhecemos hoje só surgiria em 1991, quando o já citado Tim Berners-Lee publicou o primeiro site. Justamente se baseando nas ideias dele de 1989. Uma cópia dele pode ser acessada aqui.

Se tudo isso parece fascinante, confira o projeto de aniversário completo no site do CERN. Lá, você encontrará muito da história inicial da web, incluindo esta útil linha do tempo de marcos da internet e a proposta original para a World Wide Web escrita pelo próprio Berners-Lee há cerca de 30 anos. Você também pode ter um vislumbre de como era a configuração do navegador Berners-Lee no passado, graças a algumas capturas de tela que ele fornece. Quase escondido em todos esses documentos está também um escaneamento da proposta original da World Wide Web com uma simples anotação rabiscada no topo dizendo: “Vaga, mas empolgante…“.

 

World Wide Web vs internet – qual a diferença?

A maioria de nós usa as palavras web e internet para significar a mesma coisa, mas na verdade são bem diferentes.

A World Wide Web, ou Web, abreviadamente, são as páginas que você vê quando está em um dispositivo e está on-line.

Mas a internet é a rede de computadores conectados em que a web funciona, bem como nos quais e-mails e arquivos trafegam.

Pense na internet como as estradas que ligam as cidades. A world wide web contém as coisas que você vê nas estradas, como casas e lojas. E os veículos são os dados em movimento.

Bom, nesta história de navegações, surgiram a Deep Web, a Dark Web. Mas é essa Web que nos fascina, leva conhecimentos, entretenimento, riscos, alegrias e tristezas. Como é na vida real. Reunindo cada vez mais povos, ideias, vida. O Futuro já está entre nós.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Venda de smartphones impulsionam setor de TIC no Brasil

Venda de smartphones impulsionam setor de TIC no Brasil

F5 Networks anuncia aquisição da NGINX