WSL2 da Microsoft agora suporta recuperação de memória

Escrito por
Claylson Martins
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

O Windows Insider Preview Build 19013 da Microsoft introduziu o suporte à recuperação de memória do Windows Subsystem para Linux 2 (WSL2). No WSL2 (a versão mais atual do Windows Subsystem para Linux), a RAM seria alocada no WSL2 conforme necessário pelo host. No entanto, até agora a memória atribuída ao WSL2 não seria retornada ao host depois de liberada. No entanto, a partir de agora, o WSL2 da Microsoft agora suporta recuperação de memória.

E como o WSL2 da Microsoft agora suporta recuperação de memória?

A partir do mais recente Windows Insider Preview Build desta semana, o WSL2 pode retornar esse excesso de memória de volta ao host. Assim, deve reduzir dinamicamente a alocação de RAM da VM com base nas necessidades.

YouTube video

Anteriormente, quando as necessidades de memória da Máquina Virtual WSL2 (VM) aumentavam, do fluxo de trabalho ou do kernel Linux, a memória geral alocada para a VM também aumentava alocando mais memória do host. Porém, uma vez concluído o fluxo de trabalho, a memória que não é mais necessária pelo fluxo de trabalho não será liberada de volta para o host. Agora, com a recuperação de memória no WSL 2, quando a memória no Linux não é mais necessária, ela pode ser colocada de volta ao host onde será liberada e a VM do WSL 2 diminuirá no tamanho da memória, diz o comunicado.

Antes de executar o aplicativo, estamos usando uma pequena quantidade de memória no Windows e no Linux. Estamos medindo a memória usada no Windows observando o uso de memória do processo ‘Vmmem’, responsável pela máquina virtual que alimenta o WSL2. No Linux, usamos o comando free -hpara gerar a quantidade de memória usada e em cache.

Informações sobre WSL e Terminal

Depois que executamos o aplicativo, o uso de memória em nossa distribuição Linux aumenta e a memória de nossa VM WSL 2 VM no Windows também.

Captura de tela do WSL e do Terminal

Em seguida, liberamos a memória em uso e o processo ‘vmmem’, que alimenta a VM do WSL 2, diminui de tamanho, o que significa que a memória liberada agora está de volta no host do Windows e pronta para ser usada em outros aplicativos!

Captura de tela do WSL e do terminal

Mais detalhes sobre este suporte de recuperação de memória WSL2 através do Blog da Linha de Comandos da Microsoft.

Com informações de Phoronix e Microsoft

Compartilhe este artigo