in

Xfce 4.14 deve ser lançado este mês

Previsão é meados deste mês. Teste final com “Pre3” já começou.

Xfce 4.14 deve ser lançado este mês

O novo Xfce 4.14 deve ser lançado este mês, a conferir, nos próximos 15 dias. Ele chega mais de quatro anos depois do Xfce 4.12 que foi lançado em fevereiro de 2015. É muito tempo, porém, agora, finalmente, ele se prepara para ter uma substituição de peso com o novo Xfce 4.14 chegando em breve.

Xfce 4.14 deve ser lançado este mês

Xfce 4.14 deve ser lançado este mês

Com o Xfce 4.14, a maioria dos componentes do Xfce agora deve estar em boa forma seguindo um longo processo de portagem GTK3 a partir do GTK2. O Xfce 4.14 deve estar funcionando muito melhor com os outros componentes de software mais recentes. Há melhorias para configurações de monitor/multi-monitor, e uma infinidade de bugs foram corrigidos ao longo do caminho.

Versão final em meados de agosto

Xfce 4.14 deve ser lançado este mês

O Xfce 4.14.0 deve sair em “meados de agosto”, enquanto o Xfce 4.14pre3 foi lançado esta semana como o instantâneo final previsto para testes. O Xfce 4.14pre3 tem:

  • algumas correções de condição de corrida;
  • várias correções de composição no xfmw4;
  • uma correção para montar unidades externas no gerenciador de arquivos Thunar;
  • e muitas outras correções.

Alguns destaques do Xfce 4.14 que deve ser lançado este mês

Xfce 4.14 deve ser lançado este mês

xfce4-session

Trabalhamos novamente para reduzir as condições de corrida entre xfsettingsd (que aplica todos os tipos de configurações relacionadas a X e Gtk como fonte, tema, layout de exibição) e outros componentes do Xfce que dependem dessas configurações (como xfwm4 ou xfce4-panel );

xfmw4

Várias correções relacionadas à composição foram incluídas no lançamento, bem como melhorias na procura por ícones de janela de fallback, especialmente ajudando, por exemplo, em aplicativos baseados em elétron. Outra correção neste lançamento dizia respeito ao posicionamento de novas janelas, que agora são padronizadas para a exibição atual (ou seja, aquela com o cursor do mouse);

Thunar

Uma correção para montar unidades externas era parte desta versão (às vezes eles eram erroneamente montados com privilégios de root) assim como um bug que fazia Thunar usar 100% de CPU quando o diretório pai não era legível. Finalmente, algumas melhorias de usabilidade foram adicionadas (clique e arraste com o botão direito do mouse, aceleradores de zoom adicionais, atalhos de teclado para alternar as guias).

xfce4-panel

Várias correções de bugs, a maioria delas afetando plugins (correções de lista de tarefas para o novo indicador de grupo, menu de diretório, relógio). Assim como no Xfwm4, também melhoramos a consulta de fallback para ícones de janelas do painel. Considerada a desativação do suporte ao Gtk + 2 por padrão. Porém, foi revertido por causa de problemas com a criação de documentos. Em geral, o suporte para plug-ins Gtk + 2 permanecerá como parte da versão 4.14 final do painel. Então, só será removido no ciclo 4.16.

xfce4-power-manager

O suporte para xfce4-screensaver foi adicionado nesta versão. Além disso, o gerenciador de energia agora verifica se o plug-in do painel está presente. Da mesma forma, oculta automaticamente o item systray nesse caso. Isto é especialmente interessante para distribuições como o Fedora. Envia um Xfce diferente e acabam com o item systray. Este é habilitado por padrão no gerenciador de energia para ter um fallback para o usuário. O plugin do painel (que foi adicionado ao o novo layout de painel padrão). Finalmente, o escurecimento da tela e a ação de inatividade (por exemplo, suspender a inatividade) agora são inibidos pela reprodução de vídeo em players que suportam isso. Por exemplo, um vídeo do YouTube no Chromium. Um patch para este recurso já está em revisão.

Mais detalhes sobre o Xfce 4.14pre3 e suas correções podem ser encontrados neste post.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

falha-grave-no-libreoffice-nao-foi-corrigida

Falha grave no LibreOffice não foi corrigida!

Fedora forma equipe para minimizar soft empacotado

Fedora forma equipe para minimizar soft empacotado