XP Investimentos lança corretora de criptomoedas

Já está aberto para pré-cadastro o novo site da XP Investimentos voltado à negociação de criptomedas. A XP investimentos é considerada uma das maiores corretoras do país. A plataforma para negociação de Bitcoin é chamada de XDEX. Assim, a XP Investimentos lança corretora de criptomoedas.

O lançamento era conhecido desde o início deste ano e foi oficialmente anunciada no mês passado. Durante o evento Expert Day, realizado pela XP Investimentos em São Paulo.

O presidente do grupo, Guilherme Benchimol, falou sobre a nova empresa. Segundo ele, a nova empresa terá a direção de Thiago Mafra e será composta por 40 funcionários. Nela, serão negociadas as criptomoedas Bitcoin e Ether. Na ocasião, Benchimol falou que o projeto entraria em funcionamento “nos próximos meses e semanas”. O prazo, pelo visto, foi bastante adiantado.

Cadastramento

XP Investimentos lança corretora de criptomoedas

De acordo com o site, a nova empresa promete segurança, agilidade e um suporte 24 horas por dia, durante 7 dias da semana. De fato, são grandes as expectativas do mercado quanto ao nível de qualidade que a entrada da XP poderá trazer.

Para realizar o cadastro, basta digitar o nome, e-mail e CPF. Feito isso, um e-mail de confirmação será enviado para a conta do cliente. Após a chegada do e-mail, será necessário responder a um pequeno questionário de perfil de investidor, semelhante ao utilizado pelas corretoras de valores.

Entretanto, o pré-cadastro não garante que o usuário tenha uma conta na plataforma. De acordo com a empresa, será necessário “se submeter, em momento oportuno, ao procedimento de cadastro para a abertura de conta na plataforma”. O cadastro na página de lançamento garante apenas que o usuário tenha acesso à lista preferencial para efetivar o cadastro futuro para a abertura de conta efetiva na XDEX.

Taxas

O que é blockchain?

Após o preenchimento do cadastro, o nome do cliente ficará em uma lista de espera. Para quem preencher o cadastro nessa fase, a XDEX anunciou taxa zero nas futuras negociações de Bitcoin. Já as taxas para negociação de Ether serão de 0.25%, considerado abaixo da média das exchanges brasileiras.

 

Outras taxas, como de resgate em reais, poderão ser cobradas dos usuários. A exchange não revelou detalhes sobre quais taxas poderão ser cobradas.

Um detalhe curioso foi a ausência de qualquer referência ao Grupo XP ou à XP Investimentos no site. No entanto, o presidente do grupo já havia anunciado que a exchange seria uma empresa separada do grupo de investimentos.

Limitações

O que é mineração?

Uma limitação que pode decepcionar muitos potenciais clientes é a de não ser possível sacar nem depositar bitcoins na plataforma da corretora. De acordo com os termos de uso, será possível apenas o saque e depósito em reais.

“NÃO SÃO PERMITIDOS DEPÓSITOS, RESGATES E/OU TRANSFERÊNCIAS DE ATIVOS DIGITAIS/CRIPTOMOEDAS DE E PARA UMA CARTEIRA VIRTUAL (E-WALLET) POR MEIO DA PLATAFORMA XDEX. OS DEPÓSITOS/RESGATES E/OU TRANSFERÊNCIAS SERÃO EFETUADOS APENAS EM REAIS, SENDO OBRIGATÓRIO A VENDA DO ATIVO DIGITAL PARA A EFETIVAÇÃO DO RESGATE EM REAIS”, AFIRMA O DOCUMENTO.

Em outras palavras, a nova exchange trabalhará apenas com reais tanto nos depósitos quanto nas retiradas. Ela não explica detalhes de como funcionarão essas operações – nesse caso, teremos que aguardar novidades.

Além disso, a XDEX também afirmou que os clientes da XP Investimentos não terão qualquer tipo de benefício para negociar criptomoedas na Xdex. Segundo Celina Ma, presidente-executiva da bolsa, não haverá nenhuma vantagem para o cliente da XP em termos de abertura de conta e de tarifa.

“NÃO QUEREMOS FAZER O INVESTIDOR PENSAR QUE SE TRATA DE UM INVESTIMENTO TRADICIONAL COMO SE FOSSE EM RENDA FIXA, UM FUNDO OU MESMO AÇÕES. TRATA-SE DE UM ATIVO DIFERENTE, COM CARACTERÍSTICAS E RISCOS PRÓPRIOS. TODOS OS USUÁRIOS DEVERÃO PASSAR PELO MESMO PROCESSO PARA ABERTURA DE CONTA NA XDEX. NÃO HAVERÁ NENHUMA INTEGRAÇÃO. SÃO ESTRUTURAS TOTALMENTE SEGREGADAS”.

O que é bitcoin?

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Desenvolvedor fala sobre segurança do kernel Linux

Previous article

Ubuntu 18.10 adicionará suporte ao Gallium Nine

Next article

You may also like

More in Notícias