in

Xubuntu 21.04 terá Xfce 4.16, indicadores Ayatana e novos aplicativos

Distribuição está com lançamento previsto para o final de abril de 2021

Xubuntu 21.04 terá Xfce 4.16, indicadores Ayatana e novos aplicativos

O líder técnico do Xubuntu e desenvolvedor do núcleo do Xfce, Sean Davis, anunciam uma atualização importante para o próximo sistema operacional Xubuntu 21.04, com lançamento previsto para o final de abril de 2021. Assim, o Xubuntu 21.04 terá Xfce 4.16, indicadores Ayatana e novos aplicativos. A distribuição é conhecida por sua leveza e por ser um sabor oficial do Ubuntu. Ela tem como principal atrativo o ambiente de desktop Xfce em uso por padrão.

- Anúncios -

Como os desenvolvedores da Canonical estão trabalhando duro no próximo grande lançamento do Ubuntu, Ubuntu 21.04 (Hirsute Hippo), a equipe do Xubuntu está fazendo o mesmo e adicionou um conjunto bacana de novos recursos e melhorias na próxima versão.

Xubuntu 21.04 terá Xfce 4.16, indicadores Ayatana e novos aplicativos

O Xubuntu 21.04 (Hirsute Hippo) promete ser um lançamento incrível, com o melhor e mais recente ambiente de desktop Xfce 4.16 por padrão, o que já é uma grande mudança no próximo lançamento. Isto porque adiciona vários novos recursos e aprimoramentos, incluindo um novo visual e touch.

Além disso, o Xubuntu 21.04 apresentará muitas mudanças internas e visuais para habilitar o suporte do cursor do mouse para aplicativos Snap, suporte para telas menores como as de telefones celulares, suporte de foco de janela para o plugin PulseAudio, uma nova entrada de “Som” no Gerenciador de Configurações e Terminal Xfce apresentado no menu.

Também houve uma atualização no gerenciador de arquivos, que agora permite abrir pastas em uma nova guia com o clique do meio do mouse. Por outro lado, não é mais possível alterar o ícone da janela para pastas especiais, como Desktop, Documentos e outros.

Além disso, o Xubuntu 21.04 incluirá novos aplicativos em sua imagem ao vivo, como o cliente HexChat IRC e o gerenciador de pacotes Synaptic. Também está incluído o pacote adwaita-icon-theme-full para tornar o tema do ícone Adwaita totalmente funcional, e o comando mlocate, que substitui plocate para fazer com que o Catfish mostre pesquisas mais rápidas.

Outras mudanças

Entre outras mudanças importantes, o Xubuntu 21.04 parece ter adotado a pilha de indicadores Ayatana de seu irmão maior, Ubuntu, que é acompanhada pelo plug-in indicador Xfce e pelo LightDM GTK +.

Do mesmo modo, o separador entre o relógio e a bandeja no Painel do Xfce com preenchimento de texto foi substituído. Entretanto, o Xubuntu 21.04 possui bem mais que isso e apresentará novos atalhos de teclado para tornar a navegação mais rápida. Isso inclui:

  • Ctrl + Alt + Delete para exibir a caixa de diálogo de logout;
  • Ctrl + Shift + Escape para iniciar o Gerenciador de tarefas;
  • Super + R para iniciar o Localizador de aplicativos;
  • Super + E e Ctrl + Alt + F para iniciar o gerenciador de arquivos.

Algumas coisas que estavam presentes nas versões anteriores do Xubuntu não existem mais no Xubuntu 21.04. Isso inclui o plug-in StatusNotifier, que foi substituído pelo Systray, os ícones “Sistema de arquivos” e “Dispositivo removível”, bem como o menu de aplicativos no menu do botão direito, que foram removidos da área de trabalho, e as configurações do terminal Xfce, TexInfo e Pavucontrol, que foram retirados do menu.

Documentação

Além disso, os desenvolvedores do Xubuntu atualizaram a documentação para ajudar os recém-chegados a começar com o sabor leve do Ubuntu muito mais rápido. No entanto, a documentação ainda precisa de muito trabalho, pois não houve atualização desde o Xubuntu 18.04. Assim, os desenvolvedores estão procurando por ajuda da comunidade.

Ao todo, parece que o Xubuntu 21.04 (Hirsute Hippo) será um lançamento incrível para os fãs do ambiente de desktop Xfce e Ubuntu Linux. Claro, Xubuntu 21.04 também incluirá todos os componentes principais do Ubuntu 21.04, como o kernel Linux 5.10 LTS, Python 3.9, GCC 10.2, GNU C Library 2.33 e muitos outros.

Read more at 9to5Linux.com: Xubuntu 21.04 to Ship with Xfce 4.16, Ayatana Indicators, and New Apps https://9to5linux.com/?p=6990

falha-no-ok-google-e-finalmente-corrigido-no-wear-os

“OK, Google” corrompido em smartwatches Wear OS

atualizacao-do-zoom-trara-legenda-automatica

Atualização do Zoom trará legenda automática