in

Ubuntu 21.04 agora vem com Linux 5.10 LTS e Wayland ativado por padrão

Veja outras novidades do sistema com estreia prevista para final de abril.

Ubuntu 21.04 agora vem com Linux 5.10 LTS e Wayland ativado por padrão

A distribuição Ubuntu 21.04 (Hirsute Hippo) agora vem com o novo kernel 5.10 LTS e o Wayland ativado por padrão. A novidade está valendo a partir de hoje, segundo informa a Canonical. A estreia do novo Ubuntu está marcada para o final de abril próximo.

Então, oficialmente a partir de agora, o Ubuntu 21.04 tem como base o kernel Linux 5.10 LTS, já que os pacotes chegaram mais cedo nos arquivos principais do próximo lançamento. Até então, o Ubuntu 21.04 estava usando o kernel Linux 5.8 usado no Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla) e mais recentemente no Ubuntu 20.04.2 LTS (Focal Fossa).

Depois de várias semanas de teste, parece que a equipe do Kernel do Ubuntu decidiu dar luz verde aos pacotes LTS do kernel 5.10 do Linux, que foram mantidos nos repositórios propostos para teste. Esta é uma boa notícia para os fãs do Ubuntu, pois parece que o kernel Linux 5.10 LTS terá suporte até dezembro de 2022.

A esperança de muitos usuários era que o Ubuntu 21.04 fosse lançado com um kernel muito mais recente, como o recém-lançado Linux 5.11. Porém, como o estágio de Congelamento de Recursos está batendo à porta, previsto para 25 de fevereiro, e o fato de faltar apenas um pouco mais de um mês para o estágio de Congelamento de Kernel em 8 de abril, parece que os desenvolvedores do Ubuntu decidiram ficar com um kernel testado e com suporte de longo prazo.

Ubuntu 21.04 agora vem com Linux 5.10 LTS e Wayland ativado por padrão

Ubuntu 21.04 agora vem com Linux 5.10 LTS e Wayland ativado por padrão

Além de atualizar o kernel para Linux 5.10 LTS, os desenvolvedores do Ubuntu também habilitaram a sessão do Wayland por padrão na versão Ubuntu Desktop. Esta mudança foi anunciada publicamente pela equipe de desenvolvimento no mês passado. Sendo assim, o plano é lançar a versão final do Ubuntu 21.04 com o Wayland como sessão padrão.

Como você pode ver nas imagens abaixo, o Wayland agora é a sessão padrão. A sessão Xorg ainda está disponível. No entanto, agora é uma opção na tela de login, que você pode selecionar a partir do ícone da engrenagem no canto inferior direito ao clicar em seu nome de usuário, antes de inserir sua senha.

Além do kernel Linux 5.10 LTS e Wayland por padrão, a versão final do Ubuntu 21.04 (Hiruste Hippo) virá com o ambiente de desktop GNOME 3.38 e Python 3.9 por padrão, bem como muitos componentes centrais atualizados, incluindo GNU C Library 2.33, GCC 10.2.1 e LLVM 12.

A versão final do Ubuntu 21.04 estará disponível em 22 de abril de 2021, enquanto a versão beta deve estar pronta para testes públicos no Dia da Mentira. O Ubuntu 21.04 terá suporte por apenas nove meses, até fevereiro de 2022.

9to5 Linux

app-your-phone-da-microsoft-adicionara-indicadores-de-dispositivo

App Your Phone da Microsoft adicionará indicadores de dispositivo

Usuários do Linux Mint esquecem de aplicar atualizações de segurança

Usuários do Linux Mint esquecem de aplicar atualizações de segurança