XWayland 23.2 lançado com muitas novidades

O XWayland 23.2 está estável hoje para este código X.Org Server para aproveitar o suporte a janela/cliente X11 nos compositores Wayland. Vários novos recursos são implementados para este marco XWayland 23.2.Olivier Fourdan, da Red Hat, mais uma vez se posicionou para gerenciar este lançamento e organizar tudo antes dos principais lançamentos de distribuição H2’2023 do Linux. O XWayland 23.2 apresenta suporte opcional para entrada emulada (EI) por meio da biblioteca libei , suporte para o protocolo de controle de rasgo e o modo rootful do XWayland agora é redimensionável com libdecor. Portanto, o XWayland 23.2 lançado com muitas novidades.

O protocolo wp-tearing-control-v1 é, de fato, opcionalmente, permitir que o screen tearing aconteça com a virada de página assíncrona no caso de desejar menor latência ou máximo desempenho de jogo sem levar em conta a renderização perfeita.

XWayland 23.2 lançado com muitas novidades

O XWayland 23.2 também possui várias correções de plataforma DRM para sistemas operacionais BSD, muita limpeza de código, uma otimização para profundidade de 24 janelas e várias correções de bugs.O breve anúncio de lançamento do XWayland 23.2 pode ser encontrado na lista de discussão do X.Org.

O compilador GCC adiciona solução alternativa de software para evitar queda de desempenho da Intel

Com a vulnerabilidade Intel Downfall tornada pública na semana passada (também conhecida como GDS – “Gather Data Sampling”), pode haver um impacto considerável nas cargas de trabalho AVX que usam as instruções GATHER. Para ajudar a diminuir o impacto do Downfall/GDS em sistemas atenuados, a Intel fez uma alteração na GNU Compiler Collection para desabilitar a geração de GATHER na vetorização para as famílias de CPUs Intel afetadas por esta vulnerabilidade.

Para ajudar na tentativa de evitar as regressões de desempenho, a geração do GATHER está sendo desativada no caminho do código de vetorização automática GCC nas famílias de CPU Intel afetadas. A emulação escalar GATHER é usada no lugar da geração GATHER.
logotipo da queda

Essa alteração no comportamento do GCC se aplica às famílias de processadores Intel Skylake com AVX-512, Cannonlake, cliente Icelake, servidor Icelake, Cascade Lake, Tigerlake, Cooperlake e Rocket Lake.

Este commit chegou ao GCC 14 Git para esta mudança de software. Nenhum número de desempenho foi fornecido para um impacto estimado de desabilitar a geração GATHER na vetorização automática para usar a emulação escalar GATHER. O patch pode acabar sendo portado para os próximos lançamentos de pontos estáveis do GCC, mas provavelmente ainda levará alguns meses para ser adquirido pelas distribuições do Linux. Veja os benchmarks de Downfall da semana passada para as expectativas de desempenho atuais de um kernel Linux mitigado e um novo microcódigo de CPU.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile