Yandex troca Rússia pela Holanda como sede da empresa por conta de incertezas políticas

Envolvimento em guerras podem prejudicar a empresa de tecnologia mais importante da Rússia.

Claylson Martins
5 minutos de leitura

Em uma guinada nos negócios, a Yandex troca a Rússia pela Holanda como sede da empresa por conta de incertezas políticas. A empresa é a mais importante do setor de tecnologia russo. Assim, os diretores anunciaram que vão transferir parte de sua propriedade intelectual para fora do país de Putin e alienar o restante para interesses locais.

Yandex é um conglomerado em expansão, muitas vezes caracterizado como o Google da Rússia. Começou como uma empresa de pesquisa, depois mudou para publicidade, mapas, comércio eletrônico, nuvem e software para carros autônomos.

Assim como seus análogos do Vale do Silício, a Yandex também buscou uma jurisdição mais vantajosa para sua sede e escolheu a Holanda, que há mais de uma década abriga a holding Yandex NV.

Essa entidade publicou na sexta-feira passada um comunicado anunciando que seu conselho “iniciou um processo estratégico para revisar as opções para reestruturar a propriedade e a governança do grupo à luz do atual ambiente geopolítico”.

Um comitê especial do conselho está contemplando cenários, incluindo:

Yandex troca Rússia pela Holanda como sede da empresa por conta de incertezas políticas
  • Desenvolvimento das divisões internacionais de determinados serviços (incluindo tecnologias de direção autônoma, computação em nuvem, rotulagem de dados e edtech) independentemente da Rússia.
  • Alienação da propriedade e controle da Yandex NV de todos os outros negócios do Grupo Yandex (incluindo pesquisa e publicidade, mobilidade, comércio eletrônico, entrega de comida, entrega, serviços de entretenimento e outros na Rússia e nos mercados internacionais), incluindo a transferência de certos elementos de governança para gestão.

Se o conselho escolher esse caminho, deixaria a Yandex NV controlando algumas das operações offshore da empresa, com o restante passando para outros proprietários – possivelmente a administração da Yandex na Rússia.

Yandex troca Rússia pela Holanda como sede da empresa por conta de incertezas políticas

O anúncio também afirma que o conselho da empresa “antecipa que a Yandex NV será renomeada no devido tempo, com o negócio a ser alienado retendo os direitos exclusivos para o uso da marca Yandex”.

Isso significa que a Yandex NV lavaria as mãos da marca Yandex, enquanto tentava lidar com atividades de tecnologia autônoma, nuvem, edtech e rotulagem de dados fora da Rússia.

A agência de notícias estatal russa TASS caracterizou o anúncio como Yandex deixando a Rússia. O que parece ser o caso. O mencionado “ambiente geopolítico atual” parece ser a razão para isso.

A invasão ilegal da Ucrânia pela Rússia fez com que ela se tornasse um estado pária. As sanções contra a Rússia significam que as empresas locais lutam para fazer negócios além das fronteiras.

O plano do conselho da Yandex NV parece reconhecer que a divisão de alguns dos negócios da Yandex é a única maneira pela qual a empresa terá uma chance de operar e/ou crescer fora da Rússia.

Suspeitas de espionagem

O plano, no entanto, não aborda o fato de que muitos dos funcionários da Yandex que constroem e mantêm os produtos da empresa permanecem na Rússia, ou se os reguladores aceitariam produtos desenvolvidos dentro do domínio de Vladimir Putin. O governante é ex-espião de serviços do Estado e poderia usar criminosos cibernéticos em operações de influência. 

Muitas nações decidiram que os produtos chineses são muito arriscados para serem autorizados a operar dentro de suas fronteiras. Isso devido ao potencial de interferência do governo. Não é difícil imaginar que eles sentiriam o mesmo sobre o kit russo.

Muitos funcionários da Yandex  fugiram da Rússia. Isso porque os trabalhadores de tecnologia quase sempre são procurados em países que não operam vigilância de censura generalizada. Portanto, não estão sujeitos a sanções sobre importações do tipo de coisa que um técnico decentemente pago pode gostar de adquirir com seus rendimento disponível.

Deixar a Rússia também é uma jogada de carreira inteligente para técnicos qualificados, porque a maioria das empresas globais de tecnologia deixou o país. Isso significa que menos oportunidades de carreira estão disponíveis.

O governo da Rússia reconheceu que sua invasão da Ucrânia poderia prejudicar sua indústria de tecnologia. O Financial Times relata que a ação da Yandex NV provavelmente foi aprovada pelo próprio Vladimir Putin.

A Rússia respondeu aos problemas de sua indústria de tecnologia. Então, o país usou fundos do governo para estimulá-la e desenvolver substitutos para bens aos quais não pode ter acesso devido a sanções. Os frutos desses esforços não são imediatamente aparentes no momento em que escrevo. 

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.