in

Yaourt foi descontinuado? Vamos analisar os fatos e tentar entender o que esta acontecendo!

Desde o dia 23 de junho que não é muito difícil encontrar postagens ao redor do mundo dizendo que o yaourt morreu!

Yaourt foi descontinuado

Para aqueles que não conhecem o Yaourt, saiba que ele é utilizado para instalar o pacotes do AUR que é um repositório do Arch Linux, no entanto mantido pela Comunidade, o seu nome na verdade já diz tudo AUR que venha a ser: Arch User Repository (Repositório dos usuários do Archlinux). Alguns confundem o AUR como um local de repositórios, mas ele é o próprio repositório. E o Yaourt é usado justamente com o AUR, existem outras alternativas, mas vamos a informação que anda circulando.

Se buscarmos em qualquer buscador o termo “Yaourt is Dead” veremos vários posts sobre o assunto. O quadro abaixo mostra o Yaourt marcado como inseguro para uso no Arch Linux e outros aspectos que dão a entender que ele realmente morreu.yaourt-esta-morto-arch-linux

Bom, no quadro acima na verdade, não diz em nenhum momento que o Yaourt morreu, acabou ou foi descontinuado. Apenas diz que ele precisa ser atualizado, nas pesquisas que fiz a última atualização foi em 2016, digamos que pelos recursos onde podemos verificar os pacotes, o Yaourt ainda não aparece como descontinuado.

No ArchLinux Labs, uma discussão sobre o assunto mesclou as opiniões sobre o assunto, mas mesmo assim não há nenhuma informação oficial sobre o assunto até o momento da escrita deste post.

Por hora, muitos usuários estão utilizando o aurman, por ser muito semelhante em matéria de sintaxe do pacman, até o momento ele é o mais utilizado enquanto não se resolve as questões do Yaourt.

Recursos do aurman:

  • O aurman suporta todas as operações do pacman e incorpora resolução confiável de dependências, detecção de conflitos e suporte a pacotes divididos.
  • Você não vai precisar ficar digitando a senha do sudo a cada operação, basta uma única vez que durante aquela sessão ele vai armazenar a senha.
  • Fornece suporte a pacotes de desenvolvimento e distingue entre pacotes instalados de forma explícita e implícita.
  • Suporte para pesquisa de pacotes do AUR.
  • Você pode ver e editar os PKGBUILDs antes de iniciar a compilação do pacote AUR.
  • Ele também pode ser usado como um solucionador a parte de dependência.

Para instalar o Aurman execute os comandos abaixo:

git clone https://aur.archlinux.org/aurman.git cd aurman makepkg -si

E como dito antes, a sintaxe do aurman é semelhante ao Pacman, confira:

Para pesquisar por pacotes:

aurman -Ss

Para instalar:

aurman -S

Caso você queira conferir todos os comandos, consulte a documentação completa do aurman:

Documentação Aurman

Até também o yay, pakku, aurutils e certamente devem surgir mais opções em breve. Caso tenha interesse, dê uma olha no Fórum do ArchLabsLinux e no Manjaro também.

Mas, e você ? Acha mesmo que chegou o fim do Yaourt?

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Seu smartphone está ouvindo você? Projeto da Mozilla quer opinião de usuários

Seu smartphone está ouvindo você? Projeto da Mozilla quer opinião de usuários

Firefox vai isolar sites para ser mais seguro.

Lançado Firefox 61 com melhorias de desempenho