in

YaST do openSUSE agora suporta configurações Btrfs de vários dispositivos

O Btrfs é defendido pela equipe do SUSE.

OpenSUSE ativa LTO por padrão para Tumbleweed

O SUSE/openSUSE continua adotando o sistema de arquivos Btrfs e agora seu instalador/gerenciador do YaST pode lidar com configurações Btrfs de vários dispositivos. é isto, então: o YaST do openSUSE agora suporta configurações Btrfs de vários dispositivos.

No anúncio oficial, a distro enfatiza:

Como a equipe do YaST reescreveu a pilha de software para gerenciar os dispositivos de armazenamento, nós adicionamos e apresentamos novos recursos nessa área regularmente. Isso inclui, entre outros recursos, a capacidade não-pareada de formatar e particionar todos os tipos de dispositivos e a possibilidade de criar e gerenciar dispositivos Bcache. Chegou a hora de apresentar um outro recurso amplamente aguardado que chega ao openSUSE Tumbleweed: suporte para sistemas de arquivos Btrfs de vários dispositivos.

Como os nossos leitores habituais certamente sabem, o Btrfs é um sistema de arquivos moderno para Linux que visa implementar recursos avançados que vão além do escopo e das capacidades dos sistemas de arquivos tradicionais. Esses recursos incluem subvolumes (raízes de sistemas de arquivos internos separados), snapshots graváveis ??e somente leitura, backup incremental eficiente e nosso especial de hoje: suporte para distribuir um único sistema de arquivos em vários dispositivos de bloco.

Como obter o YaST do openSUSE que agora suporta configurações Btrfs de vários dispositivos

YaST do openSUSE agora suporta configurações Btrfs de vários dispositivos

Para aqueles que querem instalar o openSUSE Tumbleweed em um sistema em que um único sistema de arquivos Btrfs abrange vários dispositivos de bloco, isso agora é facilmente possível com o mais recente YaST.

Isso inclui as habilidades de apenas um sistema de arquivos simples. Assim, abrange vários dispositivos para duplicação de dados para os vários níveis de RAID nativamente suportados pelo Btrfs.

O YaST agora suporta o sistema de arquivos Btrfs de vários dispositivos… mas o que isso significa exatamente? Bem, por mais simples que pareça, é possível criar um sistema de arquivos Btrfs em vários discos, partições ou quaisquer outros dispositivos de bloco. Muito parecido com um RAID definido por software. Na verdade, você pode usá-lo para substituir completamente os RAIDs de software.

Os fãs do Btrfs executando o openSUSE Tumbleweed podem aprender mais sobre essa nova funcionalidade do YaST através do blog do openSUSE.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

49% da população mundial ainda não tem acesso à internet

49% da população mundial ainda não tem acesso à internet

lancado-o-wordpress-5-2-2

Lançado o WordPress 5.2.2