SUSE continua desenvolvendo o Btrfs

O projeto SUSE continua trabalhando em atualizações com o Btrfs. Este já foi chamado de”sistema de arquivos da próxima geração” há alguns anos. No entanto, desenvolvedores como a Red Hat e vários outros rejeitaram o suporte ao Btrfs ou, pelo menos, não o adotaram como era esperado. Contudo, ele continua a ser desenvolvido tanto com o openSUSE quanto com o SUSE Linux Enterprise. Portanto, o SUSE continua desenvolvendo o Btrfs.

O suporte inclui o openSUSE/SLE com Btrfs no sistema de arquivos raiz e, através disso, oferece alguns recursos interessantes, incluindo suporte para atualizações.

Novidades foram apresentadas em Encontro

SUSE continua desenvolvendo o Btrfs

Ignaz Forster, da SUSE, apresentou no Encontro de Código Aberto da Linux Foundation, atualizações construídas sobre Btrfs e RPMs. Essas atualizações são obtidas com a ferramenta Snapper do SUSE para a criação de snapshots Btrfs.

Mesmo assim, ela também oferece suporte ao LVM/EXT4 pelas ferramentas de atualização do zypper/YaST.  É por meio desses snapshots do sistema de arquivos de operações de pré e pós atualização que essas (atualizações) são possíveis.

A atualização é suportada no openSUSE Tumbleweed, no openSUSE Leap 15, no openSUSE Kubic e no SUSE CaaS Platform.

A equipe ainda está trabalhando na implementação do SLES 15.


Então, para mais detalhes sobre o Snapper acesse esta plataforma em PDF.

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

KDE aplica correções e melhorias na integração com o Samba

Previous article

5 dicas após instalar o Fedora

Next article

You may also like

More in Notícias