in

YouTube adiciona comandos de pesquisa por voz

O YouTube tem trabalhado em muitos recursos para facilitar ainda mais para o usuário

youtube-adiciona-comandos-de-pesquisa-por-voz
Imagem: YouTube

O YouTube realmente não está para brincadeiras. A plataforma de streaming tem adicionado muitos recursos nos últimos meses. Inclusive postamos há dois dias um recurso que agrupa em uma página dedicada, os conteúdos de hashtags. A última grande atualização do YouTube na web viu os controles de reprodução automática se moverem dentro do player de vídeo. O YouTube.com agora está ganhando pesquisa por voz para pesquisa rápida e comandos de navegação.

YouTube.com: Pesquisas por comando de voz

O botão para pesquisa por voz, está alocado à direita do campo de pesquisa. Um ícone do microfone branco/cinza, dependendo do tema. O uso é simples, basta permitir, no primeiro acesso, o uso ao microfone do seu dispositivo.Em seguida, tocar sobrepõe uma caixa na parte superior da tela que diz “Ouvindo…” e convida os usuários a falarem sua consulta. Além disso, se você estiver reproduzindo um vídeo, ele será pausado automaticamente. Veja as capturas de tela abaixo.

youtube-adiciona-comandos-de-pesquisa-por-voz
Captura de tela do YouTube, com destaque para o ícone de microfone.
youtube-adiciona-comandos-de-pesquisa-por-voz
Captura de tela do YouTube, mostrando a janela da busca por voz, sobreposta.

O microfone na parte inferior da tela pode ser tocado para desativar temporariamente ou reiniciar a conversão de voz para texto. Essa interface é idêntica à experiência de pesquisa por voz encontrada no Android e iOS. Uma transcrição de sua consulta é mostrada antes que a página vá para a página de resultados da pesquisa.

Além disso, a pesquisa por voz do YouTube é muito inteligente. E reconhece comandos de linguagem natural. Por exemplo, “mostre-me vídeos de casas” pesquisará apenas “vídeos de casas”. É um ótimo complemento para acessibilidade e uma experiência sem usar as mãos.

Extensão do recurso de pesquisa por voz

Este recurso não se limita apenas a pesquisar e pode ser usado para navegar em partes da interface do usuário. Por exemplo, você pode fazer pesquisas como: “Mostre minhas assinaturas” ou ”Mostre-me minha biblioteca”. Esse recurso se junta à capacidade de pesquisar com sua voz no Google.com, enquanto o ditado está disponível no Google Docs.

Na web, a voz nos aplicativos primários do Google não está tão amplamente disponível quanto no Android. A partir de hoje, os comandos de voz do YouTube estão amplamente disponíveis na web para usuários conectados e desconectados.

Com informações de: 9TO5Google