in

YouTube prepara lembretes para a hora de dormir e “vídeos curtos” do tipo TikTok

YouTube está se preparando para adicionar “Lembretes para dormir” para alertar os usuários a não assistirem muitos vídeos à noite.

Enquanto milhões de pessoas ficam presas em suas casas devido à COVID-19, serviços de streaming de vídeo como YouTube, Netflix e Amazon Prime Video estão vendo um aumento maciço no tráfego. Dessa maneira, para capitalizar esse crescimento, cada plataforma de vídeo fez alterações e introduziu novos recursos para manter os usuários assistindo sem sobrecarregar seus servidores. O YouTube, por exemplo, define a qualidade padrão de vídeo como 480p em todo o mundo e, em alguns países, define a qualidade máxima de vídeo para 480p. Neste artigo, veja como o YouTube está preparando lembretes para a hora de dormir e “vídeos curtos” do tipo TikTok.

YouTube prepara lembretes para a hora de dormir e “vídeos curtos” do tipo TikTok

A plataforma está se preparando para adicionar preferências de qualidade de vídeo padrão ao aplicativo Android. Na versão mais recente do aplicativo do YouTube para Android, versão 15.13.33, vimos evidências de que o YouTube está se preparando para adicionar “Lembretes para dormir” para alertar os usuários a não assistirem muitos vídeos à noite e um novo relatório afirma que o Google desafiará a plataforma de vídeos curtos TikTok.

Lembretes para dormir

A versão 15.13.33 do aplicativo do YouTube sugere um recurso de “lembrete para dormir”. Esse recurso permitirá que o usuário defina um horário de dormir durante o qual o aplicativo lembrará que ele adormecerá se ainda estiver assistindo a vídeos naquele momento. Uma opção permitirá que o usuário adie o lembrete até terminar de assistir ao vídeo atual.

YouTube prepara lembretes para a hora de dormir e "vídeos curtos" do tipo TikTok
Imagem: Reprodução | XDA Developers.

Essa configuração residirá na página de configurações “Geral” e faz parte do esforço mais amplo do YouTube para adicionar ferramentas de bem-estar digital.

Desafio ao TikTok

Em outubro passado, o Wall Street Journal informou que o Google estava interessado em comprar um serviço semelhante ao TikTok chamado “Firework”. Agora, de acordo com o site The Information (via 9to5Google), o YouTube planeja lançar um recurso chamado “Shorts” no aplicativo existente até o final deste ano. O recurso permitirá que os usuários criem e enviem vídeos curtos usando a biblioteca de músicas que o YouTube licenciou. Esses vídeos aparecerão em um novo feed nos clientes Android e iOS. Assim, parecido ao recurso “Histórias”, “Shorts” pode inicialmente ser limitado a YouTubers com uma certa contagem de assinantes.

YouTube prepara lembretes para a hora de dormir e "vídeos curtos" do tipo TikTok
Imagem: Reprodução | XDA Developers.

Fonte: XDA Developers